De acordo com o governador do estado de São Paulo, João Doria, a Caoa desistiu oficialmente de comprar a fábrica da Ford, instalada na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A unidade está fechada desde o final de outro, quando a montadora encerrou as atividades da planta como parte do seu plano de cortes de custos.

Caoa desiste de comprar fábrica da Ford

De acordo com as informações que foram divulgadas pelos representantes do governo, o grupo acabou decidindo investir na implantação de uma nova fábrica de carros. A unidade deve ser construída no estado de São Paulo, e mais detalhes, como a cidade escolhida, devem ser anunciados ainda neste ano.

"Nós não desistimos do tema da Ford ainda. Há um entendimento novo com dois fabricantes chineses, entendimentos que estão em curso. Não temos propagado até para que eles possam seguir com tranquilidade, sem a pressão do tempo", afirmou Doria depois de participar de um evento na capital paulista.

"Caoa não foi possível viabilizar neste caso específico, mas a Caoa deve anunciar agora em 2020 um novo e forte investimento com um fabricante chinês na indústria automobilística aqui em São Paulo."

Caoa desiste de comprar fábrica da Ford

Oficialmente, a Caoa divulgou uma nota para a imprensa, onde afirma “que as negociações devem seguir encaminhamento informado pelo governador Doria”. Sobre a unidade da Ford, o governador afirmou que existem outras duas empresas que estariam interessadas na compra da unidade.

A Ford também divulgou uma nota para a imprensa, afirmando apenas “que as negociações com a Caoa não progrediram”. A empresa ressalta, ainda, que "há potenciais compradores interessados e engajados em conversações com a Ford".

Por enquanto, Caoa segue com duas fábricas em operação no Brasil, sendo uma delas instaladas em São Paulo, na cidade de Jacareí, e outra no estado de Goiás, na cidade de Anápolis. As duas produzem veículos frutos da parceria com a fabricante chinesa Chery. A unidade goiana também é responsável pela fabricação de automóveis e comerciais da coreana Hyundai, com quem a Caoa também mantém negócios.