Analisar os movimentos anuais de preço de veículos usados ajuda a identificar oportunidades de compra, venda ou investimento. Para 2024, destacam-se modelos que sofreram quedas acentuadas — e outros que surpreenderam com valorização. Veja o que a Tabela Fipe revelou sobre o mercado.
Modelos que mais desvalorizaram (mar/24 até mar/25)
De acordo com levantamento da Mobiauto e UOL, os veículos com as maiores quedas percentuais de preço foram:
- Renault Kwid E‑Tech: -38% (de R$ 126.652 para R$ 77.315)
- BMW iX1: -14,7% (de R$ 388.423 para R$ 331.246)
- Honda ZR‑V: -14,7% (de R$ 206.309 para R$ 176.005)
- Nissan Sentra: -14,1% (de R$ 168.541 para R$ 144.777)
- BMW X4: -12,5% (de R$ 475.757 para R$ 416.401)
Outros modelos seguem na lista, com quedas relevantes:
- Honda Accord: -11,9%
- Chevrolet S10 cabine simples: -9,4%
- BYD Seal (elétrico): -9,4%
- Hyundai HB20S: -8,4%
- Chevrolet Silverado: -8%
Em números absolutos (5 maiores quedas):
- Kwid E‑Tech: -R$ 49.337
- BMW X4: -R$ 59.356
- BMW iX1: -R$ 57.177
- Honda Accord: -R$ 36.759
- Honda ZR‑V: -R$ 30.304
Modelos que mais valorizaram em 2024
Embora menos comentado, alguns veículos seguem em alta.
De acordo com dados da Pier.Digital, os 5 mais valorizados em 2024 foram:
- Fiat Strada: +15%
- Toyota Corolla Cross: +13%
- Volkswagen T‑Cross: +12%
- Chevrolet Tracker: +10%
- Hyundai Creta: +9%
Outros destaques incluem Renault Kwid (+8%), Jeep Renegade (+7%), Honda Fit (+6,5%), Toyota Hilux (+6%), e VW Virtus (+5%).
O que explica essas variações?
Modelos elétricos premium e compactos
O Kwid E‑Tech sofreu forte concorrência com elétricos chineses mais baratos, desvalorizando 38% em um ano.
Segmento premium
Modelos BMW (iX1, X4) apresentaram queda em torno de 15%, refletindo queda na demanda e oferta de seminovos.
Populares de alta demanda
Pick‑ups compactas e SUVs ativos, como Strada (+15%) e T‑Cross (+12%), seguem valorizados devido à procura crescente por utilitários com bom custo-benefício.
O que isso indica para o mercado?
- Compradores: oportunidades em elétricos mais caros e modelos premium que sofreram queda expressiva.
- Vendedores: melhor momento para quem tem veículos populares e SUVs em alta.
- Planejamento: acompanhar a evolução de preços pode indicar o momento ideal de venda.
Resumo visual
Situação | Modelos e Variações |
---|---|
Maior queda (%) | Kwid E‑Tech (-38%) |
Maior queda (R$) | BMW X4 (-R$ 59.356) |
Maior valorização (%) | Fiat Strada (+15%) |
Alta nos SUVs | T‑Cross (+12%), Tracker (+10%) |
Conclusão
O estudo mostra que elétricos novos e modelos premium apresentaram quedas fortes em 2024, enquanto populares, SUVs e picapes mantêm boa valorização. Os dados da Tabela Fipe revelam tendências que ajudam a identificar bons momentos de compra ou venda — e a evitar decepções no curto prazo.
Para acompanhar essas flutuações e tomar decisões mais embasadas, consulte regularmente valores atualizados na Tabela Fipe do Salão do Carro.