O exercício de 2024 terminou com bons números em relação ao desempenho do setor automotivo. De acordo com os dados, da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a venda de carros novos aumentou 15% em comparação com o ano anterior. Mas as projeções para o ano de 2025 são menos animadoras, o que deve impactar o mercado como um todo, incluindo a tabela Fipe.

Tabela Fipe 2025: o que esperar dos preços neste ano?

O resultado final de 2024 indicou o maior crescimento percentual na venda de veículos novos no mercado brasileiro desde o ano de 2007. Os números consolidados indicam que foram emplacados 2.654 milhões de veículos leves e pesados em 2024, contra 2.309 milhões no ano passado.

Mas quem deixou para comprar veículos, nesse começo do ano de 2025, está encontrando um cenário menos favorável. Diversos fatores acabaram resultando em um aumento nos preços de muitos carros novos, e a previsão é de que isso impacte também nos valores dos seminovos.

Por que os carros estão mais caros em 2025?

Nas primeiras semanas de janeiro, diversas marcas anunciaram um aumento na tabela de preços de modelos novos lançados no Brasil, incluindo Honda, Volkswagen, Jeep, Ram, Fiat, Toyota, Chevrolet e Nissan. Alguns desses aumentos se aproximaram da casa dos R$ 10 mil.

E um dos principais fatores que impactaram o aumento dos preços dos carros é a alta do dólar, que impacta não apenas diretamente a importação de determinados modelos, como também aumenta os valores de diversos outros componentes e da manutenção do negócio de vendas como um todo.

Aumento da procura por carros usados

Tabela Fipe 2025: o que esperar dos preços neste ano?

Os altos valores cobrados pelos carros novos também acabam reforçando um movimento que já vem sendo registrado há alguns anos, que é o aumento na procura de veículos seminovos e usados. No ano de 2024, foram 15.777.594 vendas de veículos que já não eram mais 0 km.

Tudo isso deve ter um impacto nos índices da Tabela Fipe. Esse pode ser um bom momento para quem está interessado em vender veículos, por exemplo. Mas é importante ficar atento ao que vai acontecer ao longo do ano.