Conhecida por boa parte das pessoas que já compraram ou venderam algum veículo na sua vida, a Tabela Fipe conseguiu se consolidar, ao longo das décadas, como a principal ferramenta referencial para definição de valores de veículos vendidos no Brasil.
Atualmente as informações que constam nesta tabela podem ser consultadas facilmente, permitindo com que os donos dos veículos saibam quanto o mercado acredita que o seu carro está valendo. Mas essa é apenas uma das muitas aplicações que a Fipe acaba tendo no dia a dia do mercado automotivo.
Confira algumas curiosidades interessantes sobre a Tabela Fipe:
1 - Foi criada em uma universidade
Se hoje em dia o mercado conta com uma ferramenta referencial, confiável e transparente para definir os valores dos veículos, é fundamental dar os devidos créditos para uma das instituições mais importantes e reconhecidas internacionalmente do Brasil: a Universidade de São Paulo, ou apenas USP.
A Tabela Fipe foi criada dentro da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Para garantir a completa isonomia dos dados, ela está vinculada a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), entidade sem fins lucrativos.
2 – É atualizada todos os meses
Uma das principais características da Tabela Fipe é a sua capacidade de acompanhar, em tempo real, as movimentações que acontecem no segmento automotivo. Além disso, ela foi criada a partir de estudos estatísticos e matemáticos pensando na sua atualização levando em consideração o detrimento que este bem vai tendo com o passar dos tempos.
Exatamente por isso essa Tabela acaba sendo atualizada todos os meses, tanto para conseguir inserir os lançamentos como também para mudar os valores de todos os veículos que já estão listados.
3 – Milhares de veículos
A quantidade exata e total de veículos que constam na tabela Fipe é enorme, tanto que nem a Instituição libera essa informação. Além disso, como é um dado que varia bastante, acaba realmente sendo complicado conseguir definir um número. Mas são milhares de modelos, incluindo todas as variações que, oficialmente, estão registradas e autorizadas para comercialização no país.
4 – É utilizada pelo governo
Para os consumidores de uma forma geral, a Tabela Fipe costuma ser consultada na hora de comprar um carro ou quando o dono quer trocar de veículo, para ter este valor como referência. Mas a Fipe também acaba sendo utilizada bastante por diferentes órgãos do governo, em diferente esferas também.
Ela acaba sendo utilizada para definir os valores dos impostos, como o IPVA. Mas também pode ser utilizada para fins fiscais e também para avaliação da própria frota que pertence às administrações públicas.
5 – Consegue definir um preço médio
A Fipe é uma ferramenta que acaba atuando em diversas frentes. Além de definir os preços praticados na hora da compra ou da venda de carros, por exemplo, ela também acaba sendo interferida pelo próprio mercado. Por isso, é correto afirmar que os valores ali listados também são formados pela média de preços daquele determinado modelo dentro do território nacional.
6 – Quanto maior o valor da Fipe, mais caro o seguro
Essa relação existe na grande maioria dos casos. Afinal de contas, as seguradoras utilizam estes valores de referência para definir o valor do prêmio que deverá ser pago pelo segurado. O valor também é utilizado como referência para os pagamentos das indenizações.
Mas é sempre importante lembrar que a Fipe é uma base, pois existem outros critérios e cálculos feitos pelas empresas.
7 – Reconhecida internacionalmente
Mesmo que a Tabela Fipe seja uma ferramenta que leva em consideração as movimentações nacionais e o mercado interno automotivo, ela acabou se consolidando e se tornando referência internacionalmente também. Diversos países acabam utilizando os dados que constam na Fipe para definir valores de veículos que serão comprados ou vendidos por aqui, por exemplo.
8 – É completamente gratuita
Mesmo diante de todo o trabalho que a Fipe acaba fazendo para conseguir manter esta tabela sempre atualizada, a remuneração que a Fundação acaba tendo para manter seus funcionários e os projetos de uma forma geral acabam tendo outras fontes, incluindo financiamentos públicos, verbas de pesquisas e pagamentos feitos por empresas privadas para determinados projetos.
Mas, para os consumidores, o acesso aos dados que constam na tabela é sempre gratuito.
9 – É utilizado em leilões
Uma outra aplicação da Tabela Fipe acaba sendo nos leilões que acontecem envolvendo veículos. A Fipe serve para definir uma referência para o valor de partida dos carros e demais veículos que acabam sendo vendidos desta forma.
10 – Ajuda no equilíbrio do mercado
Ao ser utilizada pela grande maioria dos agentes e das empresas que compram e vendem veículos usados no Brasil, a Tabela Fipe acaba sendo uma ferramenta muito importante para buscar equilíbrio neste segmento.