Vai vender aquele o seu carro ou a sua moto usada mas não sabe quanto pode pedir? A tabela Fipe acaba se tornando uma consulta fundamental para entender quanto o mercado acredita que o seu veículo esteja valendo, levando em consideração ano de produção, modelo, linha e outros dados gerais. Mas entender como os dados surgem na tabela também é muito importante.

Tabela Fipe: guia completo para entender os preços dos veículos

Entenda melhor como é feita a tabela Fipe e como ela deve ser consultada para definir valores de venda de motos e carros:

O que é a tabela Fipe?

Para entender melhor essa ferramenta, antes de mais nada pode ser interessante entender o que ela não é. Essa não é uma tabela que é definida pelo governo como um valor fixo para os veículos. Essa tabela também não um instrumento que obriga as pessoas a vender veículos por um determinado valor.

Na verdade, a tabela Fipe é uma ferramenta criada para definir um valor médio de mercado dos veículos que circulam pelo Brasil, a partir do momento que eles deixam as concessionárias como zero km e passam a ser vendidos como seminovos e usado. Ela é de responsabilidade da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), criada no ano de 1973 e vinculada ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

Quando da sua criação, já existia uma necessidade no país de ter um método confiável, mas ao mesmo tempo independente, para criar uma base de dados com valores considerados como referência no mercado automotivo. O modelo foi reaplicado a partir de experiências feitas em outros países. Por aqui, acabou se tornando responsabilidade de uma instituição sem fins lucrativos, vinculada a uma universidade pública, reconhecida pela sua excelência.

Conforme os anos foram avançados, a base teórica utilizada para chegar nos valores se manteve, mas levando em consideração sempre as mudanças pelas quais a sociedade passou nas últimas décadas. Foram aprimorados, por exemplo, os métodos de coleta de dados, permitindo uma significativa ampliação desta base, ao mesmo tempo que ela passa a englobar os novos players do mercado, como agências online, agregadores de anúncios, etc.

A tabela Fipe recebe atualizações mensais, levando em consideração os novos lançamentos que vão chegando ao mercado automotivo no país, e sempre indicando os novos valores na medida em que os veículos vão desvalorizando com o passar do tempo.

O que define os preços dos veículos da tabela Fipe?

Tabela Fipe

Coleta de dados – Os especialistas que trabalham na tabela Fipe utilizam uma série de ferramentas com o objetivo de coletar a maior quantidade de dados possíveis referentes aos preços que estão sendo praticados na venda de veículos. Estes dados acabam tendo diversas fontes, incluindo anúncios de veículos, bases de informações de concessionárias, revendedores, jornais, e sites especializados.

Tratamento dos dados – Todos estes dados coletados acabam passando por uma série de procedimentos e tratamentos, levando em consideração teorias e metodologias de áreas como matemática, estatística, dentre outros. As informações são filtradas para remoção de inconsistências e depois são classificados de acordo com os dados dos veículos;

Cálculo – Todos estes dados passam por um cálculo de média ponderada para definição dos valores que vão ser incluídos na tabela.

Como consultar os valores dos veículos na tabela Fipe?

Acesse o site - Hoje em dia todas as informações que constam na tabela Fipe estão disponíveis online, tanto para quem deseja vender quanto para quem quer comprar veículos.  

Defina a categoria e os dados do veículo – Como a tabela Fipe acaba englobando uma grande variedade de veículos que são oficialmente vendidos no mercado nacional, será preciso definir critérios de filtros para que seja possível encontrar o modelo que cujas informações estão sendo procuradas. As tabelas normalmente começam pela escolha da categoria, que pode ser carros, motos ou caminhões. Depois disso, será preciso preencher outras informações do veículo, incluindo a marca, o modelo e o ano de fabricação.

Consulte o valor – A partir dos dados informados, a tabela passa a informar o preço médio como valor de referência. Ele representa, a partir da metodologia utilizada pela Fipe, o valor médio praticado no mercado para os veículos com aquelas características. Lembrando que esse valor é referente ao mês escolhido, uma vez que a tabela recebe atualizações periódicas.

Cuidados na hora de utilizar o valor da tabela Fipe

Para quem for comprar o veículo, é sempre importante salientar que o valor da tabela é uma média utilizada como referência. Outros fatores, como a região onde o veículo está, a quilometragem rodada e o estado geral podem acabar refletindo em preços diferentes.

Para quem for vender, o valor também deve levar em consideração não apenas as características citadas acima, como também a necessidade de venda e a concorrência local. Somente desta forma o vendedor vai conseguir praticar um valor que seja competitivo.