Depois de idas e vindas, parece que agora as novas placas finalmente deverão começar a ser adotadas em todos os estados. Pelo menos é o que afirma o Conselho Nacional de Trânsito. De acordo com as declarações mais recentes sobre o assunto, concedidas essa semana, as novas placas começam a ser adotadas a partir de dezembro, mas com datas diferentes, de acordo com o estado.

Contran afirma que novas placas do Mercosul entram em vigor em dezembro

Confira os prazos definidos para cada um dos estados e do DF:

  • Rio de Janeiro - até 3 dezembro
  • Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco e Rondônia - até 10 de dezembro
  • Bahia, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul - até 17 de dezembro
  • Acre, Alagoas, Maranhão, Paraná e Piauí - até 24 de dezembro

Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Geras, Pará, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins - 31 de dezembro

Antes da decisão da justiça que acabou parando a fabricação e a instalação das placas, apenas o estado do Rio de Janeiro tinha começado definitivamente a incluir as novas placas nos veículos que precisam de emplacamento novo. Com as novas datas, o Contran levou em consideração as peculiaridades de cada região, bem como as necessidades dos Estados nas instalações das placas.

Contran afirma que novas placas do Mercosul entram em vigor em dezembro

As regras que definem aqueles que realmente vão precisar trocar de placa seguem as mesmas. Só precisam adotar as novas placas aqueles que compram carros novos e que precisam do primeiro emplacamento, ou para quem tiver a antiga placa mas que deseja trocar de município ou de propriedade.

As novas placas também seguem as mais recentes decisões sobre o modelo. A mais recente falava sobre a retirada da obrigatoriedade de se incluir os símbolos das cidades e dos estados nas placas. Uma ONG afirmou que este tipo de procedimento serviria apenas para encarecer as placas, uma vez que não contribuía em nada para o monitoramento ou para a fiscalização dos veículos.