A Polícia Civil do estado de Minas Gerais confirmou nesta sexta-feira, dia 14, que o processo de implantação das novas placas de veículos seguindo o modelo padrão adotado pelos estados do Mercosul está suspensa na região. Com isso, essa será a quinta vez que o estado muda os prazos para mudanças nas placas.

Minas Gerais suspende implantação da placa do Mercosul até próximo governo

O último prazo que foi divulgado pelo governo foi dia 17 de dezembro deste ano. A data chegou a ser publicada no Diário Oficial de Minas Gerais. Mas agora a polícia civil, responsável pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), afirma que o processo foi suspenso para que o novo governador eleito Romeu Zema (Novo) decida quais órgãos serão responsáveis pelo processo de implantação e fiscalização das placas da Mercosul.

A assessoria de Zema informou que o governador eleito “só vai se pronunciar após assumir o cargo e ser informado das pendências que ficaram do governo anterior”. Zema toma posse no dia 1º de janeiro de 2019.

Minas Gerais suspende implantação da placa do Mercosul até próximo governo

Atualmente os novos modelos de placas estão aprovados pelo Contran e devem ser adotados pelos Detrans estaduais. Mas parece que cada estado vai acabar decidindo os prazos de implantação, não respeitando as datas estipuladas pelo Conselho de Trânsito. Atualmente apenas o Rio de Janeiro já está emplacando veículos com o novo modelo do Mercosul

Vale lembrar que as regras continuam sendo as mesmas para a adoção da nova placa, sendo que os motoristas não vão precisar trocar imediatamente a do seu carro. A alteração vai sendo feita de acordo com a demanda de primeiro emplacamento ou no caso da troca de município ou de propriedade.