Foi divulgada durante esta semana a lista dos carros mais roubados ou furtados do Brasil durante o último ano. Estas informações sempre são muito importantes quando divulgadas porque permitem ao consumidor analisar a quantidade de carros que são roubados no Brasil durante o ano e ainda por cima permite saber, através da probabilidade, qual carro tem mais chance de ser roubado, o que pode até mesmo influenciar na hora da compra.

Divulgada listas dos carros mais roubados de 2012

Gol é o carro mais roubado de 2012

Mas a maioria dos brasileiros não utilizam este critério como determinante na hora da compra do seu carro. Isso porque o carro mais roubado do Brasil durante os últimos meses ainda é considerado o carro mais vendido do Brasil, o Gol da Volkswagen. De acordo com as informações que foram liberadas pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNSEG), durante o período entre o mês de janeiro e o mês de novembro deste ano foram roubados 38.350 unidades do modelo Gol, de diversas configurações. Este número acaba sendo mais do que o dobro do carro que está na segunda colocação, que é o Uno, com 18.727 registros de furto no mesmo período.

Vale ressaltar que apesar dos dados terem sido divulgados por uma entidade que reúne as empresas do ramo de seguro, os números não estão relacionados apenas aos carros que possuem cobertura, e sim todos aqueles casos que foram registrados nos Departamentos de Policia espalhados pelo Brasil. Isso porque as empresas precisam fazer estes levantamentos dos números totais para conseguir calcular o valor do reajusta dos seguros destes carros, já que boa parte do valor das parcelas acaba sendo calculado em cima da probabilidade que este carro seja roubado.

De acordo com as análises que foram feitas em relação aos carros que estão sendo roubados, boa parte da culpa pelo Gol ser o mais roubado do Brasil está justamente no seu sucesso. O carro continua ficando no topo da lista dos mais vendidos por aqui, portanto é natural que este carro seja o mais roubado já que existe uma grande quantidade de unidades do Gol espalhadas pelo Brasil.

Gol segue no topo da lista dos carros mais roubados

Além disso, existe uma grande facilidade de revenda deste carro no mercado informal, justamente porque ele tem um preço mais acessível e é uma marca bastante procurada pelos consumidores.

Mas não é apenas no mercado de venda de carros inteiros que os assaltantes estão de olho toda vez que roubam um Gol pelas ruas das cidades. Como ele é o carro mais vendido do Brasil, é natural que os consumidores procurem pelas peças de reposição do carro, gerando também um grande mercado paralelo para peças e componentes do Gol. Portanto, toda vez que um motorista opta por comprar uma peça para o seu carro de origem duvidosa ao invés de comprar nas concessionarias autorizadas pela marca, saiba que é grande a chance de estar contribuindo para a indústria do crime, que poderá resultar até mesmo no roubo do próprio veículo da pessoa que compra peças no mercado negro.

Uno e Palio também aparecem na lista

O segundo colocado da lista dos carros mais visados pelos bandidos é o Uno e o terceiro colocado nesta lista acabou ficando com o Palio, sendo que ambos são modelos da Fiat. Na lista ainda encontramos o Corsa e o Celta, ambos fabricados pela GM. Portanto, podemos perceber que nestes números absolutos os carros populares reinam, mas aqui o motivo deve ser levado em consideração. Assim como o Gol, estes carros também são bem vendidos no Brasil e portanto a probabilidade que eles sejam roubados é maior.

Uno é o segundo carro mais roubado do Brasil

Algumas curiosidades em relação a lista que foi divulgada este ano está relacionada ao fato de aparecerem entre os 10 carros mais roubados pelo menos dois modelos antigos: o Monza, da GM, e o Fusca, da VW. O motivo também é semelhante ao do Gol, de acordo com especialistas em segurança pública. Estes dois modelos ainda possuem uma frota significativa circulando no mercado nacional. Mas os motoristas acabam encontrando dificuldades de encontrar peças originais para estes carros, o que acaba alimentando ainda mais o segmento do mercado negro. E para abastecer este segmento os carros precisam ser roubados para a venda das peças.

Ainda de acordo com os dados divulgados na última lista da CNSEG, o número de carros roubados ou furtados registrou uma leve queda este ano. Enquanto em 2011 foram 237.546 veículos roubados, em 2012 o número caiu para 233.159.

Carros mais roubados de 2012
Posição Marca Modelo Nº de furtos/roubos entre jan e nov/2012
1 VW Gol 39.086
2 Fiat Uno 18.005
3 Fiat Palio 13.448
4 GM Corsa 10.119
5 GM Celta 7.221
6 Ford Fiesta 6.935
7 GM Monza 4.849
8 VW Parati 4.577
9 VW Fusca 4.468
10 Fiat Siena 3.966