A Ford anunciou esta semana o começo da produção daquele que será um dos seus maiores lançamentos no segmento de carros elétricos no próximo ano, o Ford Electric. A planta que foi escolhida para a produção do veículo foi a localizada em Saarlouis, na Alemanha. Este também será considerado o primeiro carro totalmente elétrico que será produzido pela Ford no continente Europeu.

Focus Electric começa a ser produzido na Europa

Como o carro é totalmente elétrico ele é considerado emissão 0, e além disso, juntamente com o veículo a montadora pretende lançar o híbrido plug-in C-MAX Energi e também o Mondeu Hybrid, fechando assim a linha de lançamentos que chegarão as concessionárias com motor elétrico nos próximos anos da Ford.

Além disso, o carro também conta com um carregador de bordo que foi desenvolvido para ser totalmente integrado e que oferece 100km com carga de 2 a 3 horas, sendo que o tempo desta recarga vai depender das condições climáticas e também do uso do veículo.

Uma das novidades que será lançada com o Focus Electric é um novo painel que está sendo chamado de SmartGauge e que oferece para o motorista o cálculo, em tempo real, a autonomia do carro e a energia disponível, levando em consideração o estilo de direção adotado pelo motorista. Isso porque diversos outros fatores acabam interferindo, como aceleração, frenagem e utilização de acessórios como ar-condicionado.

Existe também um moderno sistema que permite recuperar até 95% da energia cinética normalmente perdida durante o processo de frenagem do veículo, possibilitando a geração de energia que será armazenada pela bateria do carro.

Veículo Global

Focus Electric na linha de montagem.

Uma especial atenção está sendo dada para a fabricação do Focus Electric pela montadora Ford, já que este lançamento pretende ser um carro global, eito dentro do plano One Ford da montadora. Segundo as informações e as especificações do carro que já foram divulgadas, o motor elétrico conta com baterias de lítio que consegue entregar 143 cv de potência, atingindo velocidade máxima de 136 Km/h.

A Ford realmente faz questão de tornar pública todo seu entusiasmo em relação a este futuro lançamento, afirmando em nota que este será o início de uma nova e empolgante era para os carros de passageiros totalmente elétricos no continente europeu. Será um veículo que vai conseguir reunir com perfeição realmente todas as vantagens de um carro elétrico, com a sofisticação dos melhores veículos da Ford.

Focus Electric na linha de montagem.

Além disso, em nota, a montadora também afirmou que este será um carro que vai conseguir atender as necessidades em termos de mobilidade dos passageiros, bem como as preocupações ambientais das pessoas e dos governantes, cada vez mais presente na agenda do dia de diversas nações.

O investimento total que foi feito para o início da produção do Focus Eletric no continente europeu foi de 16 milhões de euros, sendo eu grande parte deste dinheiro acabou sendo investido em todo o processo de integração da produção do Focus atual para a linha do Focus Eletric. A montadora também realizou investimentos em sua planta na Alemanha para conseguir suprir a necessidade do mercado, especialmente se precisar aumentar os volumes de produção do veículo.