A Ford confirmou neste começo de semana que vai encerrar toda a produção no Brasil. Com isso, as três fábricas da montadora que estão em operação (Camaçari – BA, Taubaté – SP e Horizonte – CE) devem ser fechadas ainda neste ano, sendo que a de Camaçari acaba com a produção imediatamente. Com isso, chegam ao fim linhas como Ka, Ka Sedan e EcoSport.

Ford anuncia encerramento da produção no Brasil

A montadora emitiu nota afirmando o seguinte: “A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global. Vamos também acelerar a disponibilidade dos benefícios trazidos pela conectividade, eletrificação e tecnologias autônomas suprindo, de forma eficaz, a necessidade de veículos ambientalmente mais eficientes e seguros no futuro.”

O mercado deve ser atendido pelos modelos fabricados em países vizinhos, como Argentina e Uruguai. A unidade de Camaçari deve continuar funcionando apenas para fabricar peças com o objetivo de atender o pós-venda. O complexo de Horizonte (CE) deve continuar cuncionando até o 4º trimestre de 2021.

Ford anuncia encerramento da produção no Brasil

“Além de reduzir custos em todos os aspectos do negócio, lançamos, na região, a Ranger Storm, o Territory e o Escape, e introduzimos serviços inovadores para nossos clientes. Esses esforços melhoraram os resultados nos últimos 4 trimestres, entretanto a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo”, diz Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul e Mercados Internacionais.

O movimento de enxugamento das atividades da Ford no Brasil vem sendo feito desde o ano de 2019, com a venda da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), por exemplo. Sobre o lançamento de novos modelos, no comunicado a montadora afirma que irá anunciar outros modelos novos, incluindo um híbrido plug-in. Outra promessa para este ano é a vinda da van Transit, feita no Uruguai. A marca também trabalha em uma picape rival da Fiat Toro chamada Maverick, que virá do México.