A Ford confirmou o encerramento da produção na sua fábrica localizada na cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, para essa quarta-feira, dia 30 de outubro. A decisão já havia sido anunciada há 8 meses atrás, em um processo de restruturação global da companhia. A Ford afirma que está buscando um negócio mais sustentável na região.

Ford confirma encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo

A fábrica funcionava neste mesmo local há 52 anos, sendo considerada como uma das mais antigas fábricas do Brasil que ainda estava em funcionamento e que foi fundamental para o fortalecimento não apenas da indústria automotiva brasileira como na consolidação da região do ABC paulista como um dos mais importantes polos automotivos da América do Sul.

De acordo com as informações oficiais que foram divulgadas pela montadora, a fábrica empregava 2.300 funcionários no começo deste ano, que passaram a ser desligados. Do total, apenas mil serão mantidos, todos eles trabalham na área administrativa da companhia. Eles devem ser distribuídos entre as unidades de Camaçari, na Bahia, e de Taubaté, em São Paulo essa última é exclusiva para fabricação de motores e transmissões.

Os últimos veículos que vão sair da linha de produção da Ford em São Bernardo do Campo serão caminhões. A unidade mantinha, em termos de linha de carros de passeio, somente a produção do Fiesta, mas que já havia sido descontinuado em junho deste ano. Quando a montadora parou de fazer este carro no local, foram demitidos 750 funcionários.

Ford confirma encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo

Ao longo do ano, desde que foi anunciado o encerramento das atividades nesta fábrica, diversas especulações surgiram para a venda da unidade para outra empresa do mesmo setor, inclusive envolvendo nomes do governo na negociação. Mas, até o momento, nada foi concretizado.

Por enquanto, a maior possibilidade é de que a Caoa assuma as operações no local. A empresa brasileira é dona de metade das operações da chinesa Chery no Brasil, sendo responsável também pela fabricação de parte dos carros da Hyundai que são vendidos por aqui.