Agora é oficial: durante um dos eventos que a montadora Ford fez dentro do Salão de Detroit ela confirmou que o New Fiesta será realmente feito aqui no Brasil. A confirmação aconteceu na última terça-feira, durante algumas entrevistas e também apresentações dos carros. Os modelos que estão sendo confirmados para fabricação são o Fiesta e também o Fiesta Sedan. Atualmente os modelos que estão vindo para o Brasil atualmente estão sendo fabricados no México e estão sendo vendidos no Brasil como New Fiesta. Está confirmado também que as próximas gerações que serão feitas no Brasil vão perder o “New” do nome.

Ford confirma fabricação do New Fiesta no Brasil

As conversas sobre a produção do carro aqui no Brasil realmente estavam fortes, sendo que todos já estavam aguardando que a montadora confirmasse a confirmação da montagem do carro aqui no Brasil durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que aconteceu no ano passado. Mas a montadora preferiu apenas dar base para as especulações que continuaram fortes sobre o assunto. Mas parece que a montadora conseguiu resolver as pendencias que estavam faltando para a confirmação pública da produção aqui no Brasil antes do evento de Detroit.

Uma outra dúvida que ainda pairava relacionada sobre a produção dos dois modelos aqui no Brasil era sobre a planta que receberia estas novas unidades. Mas esta confirmação também veio em seguida diretamente dos Estados Unidos: A planta que vai começar a fabricar o Fiesta será a que está localizada no ABC Paulista. Muitos analistas do mercado ainda estavam apostando que o carro seria feito na planta baiana, já que o EcoSport, que possui a mesma plataforma estar sendo na Bahia, mas a montadora confirmou a planta do ABC e também confirmou que a nova geração do Ka será feita na Bahia, sendo que a atual está no estado de São Paulo.

Motor

Junto com a confirmação da nacionalização do Fiesta, que realmente é muito importante para a montadora para conseguir manter a competitividade do carro, de olho nos incentivos do governo que serão concedidos a partir deste ano para os carros que são feitos aqui no brasil, uma outra novidade que interessa diretamente ao mercado brasileiro também foi confirmada diretamente do Salão de Detroit: a estreia de um novo motor no carro, 1.5 16V, ainda sem potência e torque revelados. Mas de acordo com as informações divulgadas pela Ford, o motor será capaz de render 8,7 m/l com etanol e 12,5 Km/l com gasolina (ciclo combinado entre cidade e estado. É um recurso para baratear um pouco o preço final do modelo. Este motor já foi incluído na medição de consumo do Inmetro para 2013.

O motor Sigma 1.6 continua sendo oferecido, mas somente nas configurações mais caras. O câmbio, sempre de seis marchas, poderá ser manual ou automatizado de dupla embreagem (DCT-6, o mesmo do EcoSport).

As primeiras unidades do New Fiesta nacional, que já vem com o facelift mostrado em 2012 no Salão de Paris, começam a ser distribuídas às lojas em abril. As vendas, portanto, começam ainda neste primeiro semestre. Para trazer hatch e sedã ao Brasil, a Ford fez um investimento de R$ 800 milhões.

Sobre o preço do carro, ainda não existe nenhuma confirmação, mas as mudanças de casa não devem trazer grandes alterações, já que os modelos que são importados do México atualmente estão livres de taxa de importação graças ao livre comércio de veículos no Mercosul