A Ford confirmou o encerramento oficial da produção de um modelo que acabou fazendo muito sucesso no mercado brasileiro, o Focus. O modelo já não é encontrado nas concessionárias desde o ano de 2019, mas seguiu sendo vendido em diversos países da Europa, inclusive com opções mais modernas.

Ford Focus ST Edition (2024) / Créditos: Carmagazine
Ford Focus ST Edition (2024) / Créditos: Carmagazine

O final oficial da produção aconteceu alguns meses depois do anúncio do encerramento das vendas da versão esportiva do carro, a ST. Nesse caso, o carro era produzido em uma fábrica diferente e teve sua última unidade finalizada no dia 26 de setembro deste ano.

Com o final de linha do Ford Focus, junto com o cancelamento da produção de outros modelos importantes no portfólio da montadora, incluindo Fiesta, Mondeo e Ka, a montadora fica praticamente apenas com SUVs e veículos comerciais no seu portfólio.

Em recente entrevista concedida à publicação CAR Magazine, o CEO Jim Farley indicou que o motivo da decisão desse cancelamento não está diretamente relacionado à popularidade:

Ford Focus ST Edition (2024) / Créditos: Carmagazine
Ford Focus ST Edition (2024) / Créditos: Carmagazine

“Os carros eram amados por muitos clientes, mas nunca puderam justificar uma maior alocação de capital, ao contrário dos veículos comerciais.” Em outro trecho da entrevista, Farley afirma: “Estamos saindo do negócio de carros chatos e entrando no negócio de veículos icônicos.”

Mas essa pode não ter sido a última vez que a montadora utilizou o nome Focus e que os consumidores se depararam com a nomenclatura. A montadora passou a adotar a estratégia há alguns anos de reutilizar batismos consagrados em produtos que acabam sendo completamente diferentes.

Segundo alguns rumores que circulam no mercado internacional, caso o projeto de um novo Focus realmente saia do papel, a chance maior é que ele seja um SUV. Inclusive, já circula uma possível data de lançamento para esse modelo: em algum momento de 2027.