A Ford do Brasil confirmou neste começo de semana que pretende deixar de produzir o Focus na unidade instalada em General Pacheco, na Argentina. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o final definitivo está marcado para acontecer em maio de 2019.

Ford decreta fim da produção do Focus na Argentina

A montadora afirmou que tomou esta decisão com base em uma série de estudos e análises feitas nos últimos anos não apenas em relação a venda do modelo em sí, mas principalmente do desempenho do conjunto de carros tipo hatches e sedans médios. Com o crescimento da procura pelos utilitários esportivos, estes carros acabaram sendo deixados de lado.

Mesmo com o modelo fora dos planos da montadora para a América do Sul, ele segue vivo em outros mercados, como o Europeu, por exemplo. Por lá a montadora lançou a quarta geração do Focus no primeiro semestre deste ano.

Em relação ao desempenho do Focus por aqui, entre janeiro e agosto de 2018, o hatch somou pouco mais de 2,2 mil emplacamentos (média de 276 mensais), enquanto o sedã acumula 3,1 mil unidades (394 por mês).

Ford decreta fim da produção do Focus na Argentina

Este é um bom indicio de que a Ford do Brasil está se alinhando completamente com a matriz norte-americana da montadora, que já havia anunciado que deixaria de investir em carros de passeio no país, focando todos os seus futuros lançamentos nos segmentos de utilitários esportivos e picapes.

Mas a Ford do Brasil não cancelou outros carros deste segmento por aqui. A montadora segue fabricando carros como a linha Ka, que recentemente ganhou uma versão com algumas leves atualizações e também com reforços estruturais e uma versão aventureira chamada FreeStyle.