A Ford apresentou nesta semana aquele que vai entrar para a história como o 1º SUV a ostentar o cavalo da Mustang como emblema. O modelo Mach-E será um utilitário 100% elétrico e terá a responsabilidade de concorrer no mercado com outros modelos que já foram apresentados por montadoras como Tesla, GM, dentre outras.

Ford divulga preço e data de lançamento do Mustang elétrico Mach-E

A ideia era criar um carro moderno e que fosse útil no dia a dia para uma gama variada de pessoas, mas ao mesmo tempo manter toda a relevância que a Mustang conseguiu em seus anos de existência, especialmente em carros sedans.

O país que vai receber primeiro a novidade será justamente os Estados Unidos, que transformou os sedans da Mustang em uma marca da sua própria cultura. Por isso a montadora deve enfrentar algum tipo de resistência, já que ela ainda é muito associada a este tipo de veículo.

"O Mustang Mach-E rejeita totalmente a noção de que os veículos elétricos só são bons para reduzir o consumo de gasolina", disse Hau Thai-Tang, chefe da divisão de desenvolvimento de produtos da Ford. Ele afirmou que os consumidores buscam um carro que seja emocionante de dirigir, que se possa ostentar e que se adapte a seu modo de vida. "E o Mustang Mach-E oferece tudo isso de uma forma inigualável", acrescentou.

Ford divulga preço e data de lançamento do Mustang elétrico Mach-E

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a versão mais econômica terá uma autonomia de 482 km por carga, indo de 0 a 96,56 km/h em apenas 4 segundos. O carro também terá uma versão com tração integral, com potência de 336 cavalos e 57 kgfm de torque.

Em termos de visual, alguns dos elementos do carro acabam fazendo referencia direta aos primeiros veículos da Mustang, como o longo capô, o desenho da parte de trás e suas luzes mais incisivas do que os modelos modernos.

O carro ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.