A Ford anunciou esta semana, depois de falar sobre o desenvolvimento da nova família de motores EcoBoost, uma parceria com a GM para o desenvolvimento de uma geração completamente nova de transmissões automáticas. De acordo com as informações relacionadas aos termos de cooperação, as montadoras poderão desenvolver estes sistemas para automóveis, crossovers, utilitários esportivos e caminhões. O objetivo da pesquisa e desenvolvimento em parceria é a redução de custos e o aprimoramento tecnológico.

Ford e GM anunciam parceria na produção de transmissões de 9 e 10 velocidades

Esta nova transmissão que será desenvolvida pelas duas montadora terá aplicação em tração dianteira e também traseira. Desta forma, as empresas estão de olho na busca pela melhoria do desempenho dos carros que poderão adotar as transmissões, ao mesmo tempo que também demonstra preocupação em relação ao consumo de combustível destes novos sistemas.

Redução de custos

A redução de custos foi um dos principais argumentos utilizados pelas montadoras ao explicar a parceria. De acordo com o vice-presidente global de Engenharia de Transmissões da GM, Jim Lanzon, as duas equipes já estão trabalhando nos projetos relacionados ao design destas novas transmissões. "Nós esperamos que essas novas transmissões aumentem o padrão da tecnologia, desempenho e qualidade para nossos consumidores, além de ajudar a melhorar o consumo de combustível dos próximos produtos de ambas as marcas" declarou o executivo.

Segundo levantamento feito, este acordo no desenvolvimento de novos sistemas já é a terceira colaboração entre as duas empresas somente nos últimos dez anos, sendo que todas elas foram no desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas as transmissões para veículos. O resultado da última colaboração acabou sendo as transmissões que equipam alguns modelos, como Ford Fusion, Edge, Escape e Explorer do lado da Ford e Chevrolet Malibu, Chevrolet Traverse, Chevrolet Equinox e Chevrolet Cruze do lado da GM.

Cada uma na sua casa

Apesar de assinar um termo de parceria e de cooperação, isso não significa que as montadora terão um local próprio compartilhado para a fábrica das peças. De acordo com os termos, cada empresa vai fabricar as suas próprias transmissões nas suas fábricas, mas farão isso utilizando muitos componentes em comum e com intercâmbio em termos de pesquisa. O objetivo será manter a mesma tecnologia nos dois dispositivos que estão sendo desenvolvidos, tanto na GM quando na Ford.

"No entanto, cada empresa irá usar seu próprio software de controle para garantir que cada transmissão seja cuidadosamente combinada de maneira individual com o DNA do veículo de cada marca”, declarou o engenheiro chefe da Ford, Craig Renneker.