A decisão da norte-americana Ford em finalizar a produção de um de seus modelos mais expressivos: o sedã Falcon, além de encerrar as atividades na Austrália já no ano de 2016 – depois de 5 décadas de produção, em um caminho já seguido pela General Motors – criou comoção na Austrália. A tradicional companhia do símbolo oval azulado, não se mostra apenas consciente da difícil decisão, mas também que fizeram “a coisa certa”.

“Você tem de ser competitivo, ou então, não terá a oportunidade de permanecer nos negócios e continuar servindo ao consumidor com excelência. Estamos tomando a decisão certa para o nosso cliente, no longo prazo”, declarou Alan Mulally, no evento Go Further, da Ford, realizado na capital Sydney. E continuou: “eu me apaixonei pelo Falcon na primeira vez que estive em um. Entretanto, o mercado – para carros grandes – é muito, mas, muito pequeno. Os consumidores começaram a optar por veículos menores e mais eficientes, e isso é exatamente o que iremos oferecer a eles”, reflete.

Ford Falcon XR8

Além de finalizar as operações na Austrália, a Ford, segundo relatos, pretende também encerrar sua divisão FPV – Ford Performance Vehicles -, já em 2014. Assim, o FPV Falcon será substituído pelo modelo Falcon XR8, que será produzido apenas em pequeno número, até o fim definitivo da linha.

Esse novo modelo será movido por um motor 5.0 V8 Supercharger, capaz de gerar 455 cv de potência – idêntica a de um Mustang – com suspensão refinada, fabricada pela divisão esportiva da Ford, a SVT. Os freios terão qualidade Brembo; sua tração será traseira e não terá qualquer semelhança visual com o modelo GT, atualmente à venda.

A decisão de retomar a linha, como uma espécie de despedida e de “renovação com um pé na nostalgia” se baseou no interesse de muitos fãs e consumidores que enviavam solicitações a respeito de uma volta da linha Falcon, em seu modelo XR8. “Por isso nos inspiramos e desejamos apresentar esse motor V8 para um público cada vez maior”, afirmou o vice-presidente de marketing da Ford Austrália, Graeme Whickman.

Ford Falcon

Maiores detalhes sobre esse relançamento serão anunciados em uma data posterior. A marca declara que em 2014 haverá uma série de ações de marketing, ao longo do ano, com o objetivo de assegurar que o último modelo de performance feche com chave de ouro o status icônico da marca.

Vale destacar ainda que o público da Austrália não ficará abandonado pelo pessoal da Ford. Afinal, recentemente a montadora ainda anunciou que a sexta geração de Mustang irá fazer sua reestreia, com um olhar mais específico ao público da terra dos cangurus.