A quarta geração do Focus foi lançada esta semana na Europa e está sendo vendida como um dos lançamentos mais “inovadores, dinâmicos e emocionantes” da companhia. O carro está chegando com uma grande quantidade de novidades, especialmente nas questões relacionadas a tecnologia. Infelizmente não existe previsão de lançamento deste modelo no Brasil.

Ford Focus fica mais inteligente na Europa

Em relação ao design da quarta geração do modelo que começou a ser vendida essa semana, o desenho é facilmente adaptável para diferentes tipos de mercado, abrindo mão um pouco de personalidade. Mas a nova plataforma utilizada permite que as pessoas aproveitam um maior espaço interno.

Mas o que realmente está sendo vendido pelas concessionárias como o grande diferencial do carro é a lista significativa de itens tecnológicos que podem ser encontrados no modelo, alguns bem inovadores.

O modelo é classificado como um carro de nível 2 de direção autônomo, com um sistema que combina identificação de faixas e correção de trajetória quando o modelo está em velocidade de cruzeiro adaptativo. O carro consegue manter uma velocidade programada de acordo com uma distância segura dos carros.

Ford Focus fica mais inteligente na Europa

Este mesmo sistema também conta com uma ferramenta que permite ao carro parar totalmente e depois retomar, o que acaba sendo interessante especialmente para enfrentar o transito das grandes cidades. Ele também poderá reconhecer as placas ou usar os dados de navegação para ajustar sozinho a velocidade aos limites legais.

Outro sistema consegue ajustar os padrões dos faróis para garantir uma melhor visibilidade do motorista antes de entrar em uma curva, cruzamento ou rotatória. O equipamento utiliza a câmera dianteira para monitorizar as marcações da faixa até 65 metros à frente, o que permite detectar indicações de rotatória, pare ou prioridade. Outros sensores podem reduzir as luzes automaticamente, em caso de motoristas no sentido contrário, para evitar o ofuscamento.

O carro também conta com detector de pedestres e ciclistas, com frenagem de emergência e ajustes pré-colisão automáticos, assistente de manobras evasivas, alerta de ponto cego e de trânsito cruzado, câmera traseira de visão alargada, alerta de sentido proibido e travamento pós-colisão. O sistema de estacionamento autônomo também foi otimizado