A quarta geração do Focus foi lançada esta semana na Europa e está sendo vendida como um dos lançamentos mais “inovadores, dinâmicos e emocionantes” da companhia. O carro está chegando com uma grande quantidade de novidades, especialmente nas questões relacionadas a tecnologia. Infelizmente não existe previsão de lançamento deste modelo no Brasil.
Em relação ao design da quarta geração do modelo que começou a ser vendida essa semana, o desenho é facilmente adaptável para diferentes tipos de mercado, abrindo mão um pouco de personalidade. Mas a nova plataforma utilizada permite que as pessoas aproveitam um maior espaço interno.
Mas o que realmente está sendo vendido pelas concessionárias como o grande diferencial do carro é a lista significativa de itens tecnológicos que podem ser encontrados no modelo, alguns bem inovadores.
O modelo é classificado como um carro de nível 2 de direção autônomo, com um sistema que combina identificação de faixas e correção de trajetória quando o modelo está em velocidade de cruzeiro adaptativo. O carro consegue manter uma velocidade programada de acordo com uma distância segura dos carros.
Este mesmo sistema também conta com uma ferramenta que permite ao carro parar totalmente e depois retomar, o que acaba sendo interessante especialmente para enfrentar o transito das grandes cidades. Ele também poderá reconhecer as placas ou usar os dados de navegação para ajustar sozinho a velocidade aos limites legais.
Outro sistema consegue ajustar os padrões dos faróis para garantir uma melhor visibilidade do motorista antes de entrar em uma curva, cruzamento ou rotatória. O equipamento utiliza a câmera dianteira para monitorizar as marcações da faixa até 65 metros à frente, o que permite detectar indicações de rotatória, pare ou prioridade. Outros sensores podem reduzir as luzes automaticamente, em caso de motoristas no sentido contrário, para evitar o ofuscamento.
O carro também conta com detector de pedestres e ciclistas, com frenagem de emergência e ajustes pré-colisão automáticos, assistente de manobras evasivas, alerta de ponto cego e de trânsito cruzado, câmera traseira de visão alargada, alerta de sentido proibido e travamento pós-colisão. O sistema de estacionamento autônomo também foi otimizado