A Ford confirmou essa semana a assinatura de uma parceria com a empresa de transporte Lyft, considerada como a principal concorrente do Uber nos Estados Unidos (a empresa ainda não opera no mercado brasileiro). O principal objetivo deste convenio é conseguir acelerar o processo de fabricação de carros que contam com tecnologias autônomas para o mercado global.

Ford formaliza parceria com empresa rival do Uber

De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, mesmo antes de tornar esse acordo público as empresas já trabalhavam na integração dos seus sistemas. Na segunda fase do projeto, os clientes do Lyft passarão a encontrar uma frota da Ford como disponível, sendo que estes carros já serão autônomos.

Mas seguindo as regras estabelecidas para testes com estes carros, os veículos contarão com um motorista, que deverá intervir em caso problemas com o sistema. Durante o período de testes, o sistema vai coletar dados que vão ajudar a incrementar a experiencia e atender melhor às necessidades dos clientes do aplicativo. Essa experiencia vai acontecer através do compartilhamento de dados e tecnologia.

Ford formaliza parceria com empresa rival do Uber

"A magnitude deste impacto - e quão rápido os autônomos beneficiarão a sociedade - depende muito das empresas, do governo e do público trabalharem em conjunto", afirmou a empresa na nota que foi enviada para a imprensa. A empresa acredita que os caros autônomos melhorarão consideravelmente o esquema de circulação de bens e pessoas.

Os planos da empresa norte-americana em relação aos carros autônomos seguem. A companhia já havia afirmado anteriormente que a ideia é realmente começar a lançar modelos autônomos no mercado a partir do ano de 2021. Outros testes já estão sendo feitos, como o firmado com a Domino’s para entrega de pizzas se utilizando de carros autônomos.