A Ford anunciou nessa semana o lançamento de uma nova opção de versão para sua Ranger híbrida plug-in (PHEV), chamada MS-RT. Apesar de uma inspiração nas pistas, o carro acaba não ganhando uma configuração tão potente, mas foca em alguns elementos que deixam o veículo mais esportivo. A versão também passa a ser disponibilizada para a E-Tourneo Custom.
A sigla que dá nome para essa nova versão significa -Sport Road Technology e foi criada em 2015 a partir da colaboração entre o fundador Edward Davies e a M-Sport, parceira de longa data da Ford nos ralis europeus. Ela pode ser encontrada em outros modelos da montadora, e agora também passa a ser vendida nesses dois carros.
Ambos os carros ficaram com visual típico inspirado no rali, com divisores aerodinâmicos, asas alargadas e volantes esportivos com detalhes MS-RT. Tudo foi desenvolvido em cooperação com a M-Sport.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a Ranger conta com conjunto híbrido plug-in e fornece 281 cv e um torque de 71 kgfm, mas com apenas 40 quilômetros de autonomia elétrica. O carro conta com tração integral provida por motor elétrico, capacidade de reboque de 3,5 toneladas e uma carga útil de uma tonelada. Em termos de estrutura, essa Ranger está rebaixada, ficando 40 mm mais próxima do solo.

Além disso, o carro conta ainda com rodas de 21" com pneus 275/45 R21 e spoilers aerodinamicamente otimizados. Por dentro, destaque para bancos esportivos em camurça ecológica e estofamento em couro artificial, costura azul contrastante, logotipos MS-RT iluminados e uma tela sensível ao toque SYNC 4A de 12".
Já a E-Tourneo Custom MS-RT é uma van totalmente elétrica que entrega 285 cv de potência. O carro conta com configuração para oito pessoas e as fileiras de assentos podem ser movidas ou removidas - ideal para configurações flexíveis do interior.
Por enquanto os lançamentos estão focados apenas no mercado europeu, com as vendas previstas para começarem só em 2026.