A Ford apresentou oficialmente, nesta semana, a quarta geração do Focus. Por enquanto o carro foi mostrado apenas na Europa. Diversas mudanças foram feitas neste modelo, com o acréscimo de uma quantidade considerável de tecnologia e alterações no design. Outra novidade referente ao Focus é o lançamento de uma versão inédita, com uma pegada mais aventureira.

Ford lança novo Focus com versão aventureira

No interior do carro a Ford apresentou alguns itens diferenciados interessantes, como sensores que permitem o reconhecimento de placas de trânsito, repassando as informações para o motorista e também para os passageiros. Outra novidade é o sistema "head-up display", que projeta dados no para-brisa.

O carro também conta com uma série de sistemas que acabam trazendo funções autônomas interessantes para o veículo, que devem tornar a tarefa de dirigir mais fácil, especialmente em momentos e locais onde o tráfego for mais intenso.

Outras tecnologias que podem ser encontradas no modelo: Assistente de estacionamento ativo; Controle de cruzeiro adaptativo com reconhecimento de placas, Sistema inteligente de faróis e assistente de farol alto; Frenagem automática para pedestres e bicicletas; Head-up display.

Ford lança novo Focus com versão aventureira

De acordo com as informações que foram divulgadas em relação ao lançamento do carro na Europa, a quarta geração do Focus será vendida com as opções de motor 1.0 turbo (com 85, 100 ou 125 cv) e 1.5 turbo (com 150 ou 185 cv). Além deles, há duas motorizações a diesel (1.5 e 2.0 EcoBlue).

O câmbio do carro vai depender da versão que será adquirida, sendo que ele pode ser tanto o manual de 6 velocidades quanto o automático de 8 marchas.

Em relação a sua estrutura, a quarta geração do Focus está sendo a primeira a usar uma nova plataforma chamada de C2, tornando o modelo mais leve e seguro em acidentes. No tamanho, a distância entre-eixos cresceu 53 milímetros para 2,70 m, e o comprimento aumentou 18 mm, para 4,37 m.