O mercado brasileiro, assim como o indiano, não deve ver o lançamento da nova geração do Ford Fiesta. O carro já pode ser encontrado nas concessionárias espalhadas pela maioria dos países da Europa, mas como o projeto da nova geração do veículo acabou deixando ele caro para o segmento, inviabilizou seu lançamento no chamado mercado emergente. Apenas um facelift do modelo atual será feito e fabricado em São Bernardo do Campo (SP).

Ford deverá lançar um hatch premium voltado aos mercados emergentes

Já no mercado indiano, a Ford está desenvolvendo um carro completamente diferente que deverá ocupar este vácuo do Fiesta. Neste país, o Ford Fiesta saiu de linha no ano de 2015, mas o lançamento deverá tentar recuperar estes consumidores.

O novo modelo deverá ser desenvolvido sobre a plataforma do Ka atual. Com isso, o modelo deverá rivalizar diretamente com o lançamento de modelos de outras empresas, tais como o Hyundai i20 e também o Suzuki Baleno, se posicionando no mercado acima do Ka (que na Índia recebeu o nome de Figo).

As informações que foram divulgadas pela revista Autocar afirmam que a plataforma atual do Ka, conhecida também pelo código B563, deverá dar origem não apenas a um novo hatchback mas também deverá originar um novo sedã pequeno, o que deverá originar um concorrente direto para o Honda City.

Ford deverá lançar um hatch premium voltado aos mercados emergentes

Uma fonte ligada à Ford, e que não quis se identificar, falou o seguinte: “O Fiesta (plataforma B299) é essencialmente um carro feito para a Europa e o custo da estrutura é muito alto para a Índia, tornando-o inviável. A plataforma B563 nos permite ser muito mais rentáveis, o que é a chave para ter preços competitivos na Índia”.

As informações dão conta de que ambos os modelos já estão sendo projetados pela empresa, mas estes modelos não devem dar as caras nos mercados emergentes antes de 2020.