A Ford já está se preparando para lançar no mercado uma nova geração do EcoSport. De acordo com as informações que estão circulando, tudo indica que o carro chegue ao mercado já no próximo ano, com a Europa recebendo o veículo primeiro. O carro será fabricado na Espanha.
O principal objetivo da montadora é conseguir tornar o carro novamente competitivo, especialmente dentro de um segmento muito concorrido, que é o de SUVs compactos. Quando for lançado, esse carro vai preencher algumas lacunas que ficaram com o encerramento do ciclo de vida de outros carros no velho continente, incluindo Fiesta e Focus.
Na geração passada, quando o EcoSport foi vendido na Europa, o carro teve um desempenho considerado satisfatório. Foram registradas as vendas de mais de 50 mil unidades do modelo por ano, quando a produção era concentrada em Craiova, na Romênia.
Já a nova geração deve mudar de estratégia em relação ao local da fabricação e de distribuição, passando para a planta de Almussafes, região de Valência, na Espanha.
Por enquanto, a montadora ainda mantém os detalhes em segredo, mas algumas pistas já foram confirmadas. Uma delas indica que a planta deve receber, em breve, um novo modelo de carro classificado como multi-energia. Ou seja, significa que esse modelo terá diferentes conjuntos mecânicos disponíveis, tanto com motores a gasolina eletrificados quanto em variante puramente elétrica.
Quando for lançado, a nova geração do EcoSport deve ficar posicionada abaixo do Puma. Para que o carro consiga atingir os volumes de vendas esperados, ele deve ganhar um valor mais competitivo do que outros carros do mesmo segmento. Por enquanto, ainda não existe nenhum indicativo de que o novo EcoSport chegue a mercados emergentes, como o Brasil.