Uma péssima notícia para o setor automobilístico está circulando pela imprensa internacional. De acordo com as informações que foram divulgadas, a Ford está, neste exato momento, examinando um grande plano que visa cortar cerca de 10% de todos os seus funcionários ao redor do planeta. Se isso realmente se concretizar, serão cerca de 20 mil postos de trabalho em diversos países.
O objetivo deste corte seria basicamente melhorar a rentabilidade da empresa como um todo. Tudo indica que a empresa anuncie estas mudanças nos próximos dias, mas algumas fontes internas já teriam confirmado o que deve acontecer para alguns jornalistas. As informações foram publicadas oficialmente pela France Presse e pelo Wall Street Journal.
A fonte indica que os cortes devem acontecer em todos os locais onde a montadora atua, sendo que eles não ficarão concentrados apenas em determinadas regiões. Trata-se de um projeto global saindo diretamente da matriz da empresa.
No mês passado, a montadora norte-americana afirmou que não pretende mais instalar uma fábrica no México, que seria destinada para fabricação de carros compactos. Na mesma ocasião, a empresa afirmou também que deve criar cerca de 700 postos de trabalho em Michigan, o principal polo de produção automotiva dos Estados Unidos. Estas declarações foram feitas para minimizar as críticas feitas pelo presidente Donald Trump.
A fonte interna também afirma que existe uma grande pressão dos acionistas em cima do presidente executivo Mark Fields. O executivo afirmou que espera aumentar o lucro da empresa, de uma forma geral, economizando cerca de US$ 3 bilhões em 2017. As medidas devem ser feitas especialmente para preparar a economia para o momento de baixa nas vendas em países como os EUA.
Durante o mês de abril deste ano, a Ford vendeu 214.695 carros em abril, 7,2% a menos que no mesmo período em 2016. Os números levam em consideração as vendas feitas em todos os mercados onde a empresa atua, incluindo o Brasil.
"Nós permanecemos concentrados em três prioridades estratégicas que vão criar valor e conduzir a um crescimento rentável, que incluem fortalecer os pilares de lucro em nosso negócio principal, transformando áreas com performance tradicionalmente abaixo do esperado de nosso negócio principal e investindo agressivamente, mas de modo prudente, em oportunidades emergentes", afirmou o porta-voz da Ford, Mike Moran, à AFP.