Motor EcoBoost 1.5 A montadora Ford comunicou esta semana que vai mostrar ao mundo aquela que será a nova versão do motor EcoBoost 1,5 litro durante a próxima edição do Salão de Xangai. O evento está marcado para abrir suas portas para imprensa a partir do próximo sábado, dia 20. Este motor estará dentro do novo Mondeo, que também estará presente em Xangai este ano. A montadora também confirmou que o novo motor estará no Fusion da América do Norte e no Monde que será lançado na Europa.

Na verdade, a grande estratégia da Ford no lançamento deste motor no mercado este ano são os países que estão oferecendo incentivos ficais para a produção e importação de veículos que venham com motores de até 1,5 litros.

De acordo com as especificações que foram anunciadas até o momento em relação ao novo motor da Ford, ele terá bloco de alumínio, duplo comando de válvulas e alguns recursos inovadores introduzidos com o EcoBoost 1.0, como a saída de exaustão integrada ao bloco. Já os dados relacionados ao torque e também a potência total do motor ainda não foram divulgadas, mas não deverão ficar muito distantes do que o atual EcoBoost 1.6 representa, com uma redução significativa no consumo de combustíveis e na emissão de CO2.

Carro verde

A Ford não considera os seus veículos que são equipados com motores da família EcoBoost como veículos verdes, mas faz questão de sempre enfatizar a sua baixa emissão de gases poluentes. A expansão desta família de propulsores realmente fazem parte da estratégia global da montadora para incentivar a venda de carros que poluem menos e que economizem combustível.

Além de um ganho de 20% na eficiência de combustível, ela permite reduzir em até 15% as emissões. Como as demais versões da família, o EcoBoost 1.5 usa turbo, injeção direta de combustível e comando de válvulas variável. Tais recursos ao mesmo tempo que reduzem o consumo de combustível, melhoram o desempenho e reduzem o ruído.

A Ford realmente está orgulhosa do trabalho feito até o momento com esta nova família de motores, e acredita que o EcoBoost ainda será visto como um marco na história dos propulsores automotivos. De acordo com o vice-presidente de engenharia da Ford, Joe Bakaj, estes motores acabaram mudando para sempre a forma como as pessoas enxergam o os motores que são movidos a gasolina.

Com o lançamento da versão 1,5 litros, agora a montadora vai conseguir colocar o EcoBoost em carros menos potentes, mas ao mesmo tempo mais baratos e com maior poder de penetração no mercado. Além disso, a montadora também aponta algumas outras inovações em relação ao EcoBoost, como o fato dele ser o primeiro motor da Ford a ter o acionamento da correia da bomba de água controlado por computador, que reduz o tempo de aquecimento e contribui para aumentar a eficiência. Um radiador de água resfria o ar de alimentação do motor para proporcionar uma queima mais eficiente.

Sucesso de vendas

Os motores também são considerados sucesso de vendas, pelo menos de acordo com os números e com os relatórios que foram divulgados com os números do EcoBoost. De acordo com a montadora, foram vendidos mais de 600 mil veículos com este tipo de propulsor desde o lançamento, que aconteceu no ano de 2009. No ano passado, a montadora venceu o prêmio de Motor Internacional do Ano com o lançamento do EcoBoost 1.0

A produção do novo 1,5 vai começar no final deste mês, sendo que o local escolhido foi a planta em Craiova, na Romênia. A Ford também anunciou que outros locais de produção serão anunciados em breve.