Um dos elementos mais característicos de um carro novo é aquele cheiro, que acabou ficando conhecido, de fato, como cheirinho de carro novo. Não é possível explicar muito bem o que acaba criando este odor, mas as pessoas conseguem identificar eles de imediato. Mas, se depender da Ford e dos Chineses, este cheiro está com os dias contatos.

Ford quer acabar com “cheiro de carro novo”

A montadora está trabalhando em uma série de processos que quer justamente acabar com este cheiro de carro novo. Isso é basicamente o que aponta um pedido de registro feito pela montadora americana junto ao escritório de patentes dos Estados Unidos e revelado por um site australiano.

De acordo com as informações que constam no pedido de patente encontrado pelo site estrangeiro, A Ford estaria pensando em um tipo de equipamento que seria criado para carros autônomos e semiautônomos, e ele guiaria o veículos automaticamente para locais com maior incidência de luz solar, onde seria realizado um ciclo para acelerar a eliminação dos compostos orgânicos voláteis (responsáveis pelo “cheiro de carro novo”), que inclui a abertura de janelas e o acionamento do aquecedor do automóvel.

Ford quer acabar com “cheiro de carro novo”

A grande motivação da empresa para criar este tipo de dispositivo é o fato justamente da reclamação cada vez mais constante de um público de suma importância para as montadoras: os chineses. Neste que é o maior mercado atualmente para o setor automobilístico, os costumes acabam sendo completamente diferentes.

Enquanto no Brasil as pessoas adoram sentir o cheiro de carro novo, por lá ele é considerado como um odor incomodo. Inclusive, diversas pesquisas já foram feitas e que mostram que os carros que conseguem disfarçar o cheiro melhor acabam vendendo mais.