Parece que os publicitários que trabalham para as grandes marcas de veículos estão tendo alguns problemas em relação a criatividade. Não que esteja faltando, mas pode ser que esteja sobrando. O que tem faltado é bom senso tanto para as pessoas que trabalham na criação destas peças quanto também para as marcas que aprovam ou levam adianta determinados comerciais que se tornam, no mínimo polêmicos.

Ford se desculpa por anúncio com mulheres amarradas

Depois de recentes casos em que montadora forma obrigadas a retirar propagandas do ar, sendo que uma acusada de incentivar maus tratos com animais, mais uma grande marca teve que formalizar um pedido de desculpas por causa de uma peça de divulgação que foi parar na internet. A Ford, juntamente com a agência de publicidade responsável pela criação, a JWT, enviaram um pedido de desculpas públicas em virtude de uma propaganda que mostrava mulheres amarradas na parte de trás de um carro da marca Figo. A peça teria sido criada para divulgar o veículo no mercado indiano.

Além de ter o desenho de mulheres amarradas, amordaçadas e ainda por cima vestindo roupas vulgares na parte de trás do carro, uma outra parte da mesma imagem também chama atenção e gera polemica, já que foi feita uma caricatura do premiê italiano Silvio Berlusconi com a mensagem "deixe suas preocupações para trás com o extragrande porta-malas do Figo". As preocupações, no caso, se referiam a todas as mulheres que o Italiano teria se envolvido nos últimos anos e que gerou uma grande crise política em seu país.

Não aprovada

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora em seu pedido de desculpas e retratação sobre o ocorrido, esta peça teria parado na internet se forma equivocada, sendo que ela não teria sido aprovada pela montadora para ser publicada em nenhuma mídia. Mas, por algum motivo que ainda está sendo apurado, ela foi parar na página do site da agência responsável pela conta da montadora naquele País. Assim que as imagens foram vistas no site da empresa, rapidamente as pessoas começaram a compartilhar o conteúdo nas redes sociais, e o caso acabou ganhando uma grande repercussão. Além disso, famosos sites que repercutem o mercado publicitário também acabaram publicando aimagem.

Propaganda era para divulgação do Figo.

"Os desenhos contrariam os padrões de profissionalismo e decência da Ford e de nossos sócios. Estamos revisando os processos de aprovação e de supervisão para garantir que algo assim não volte a ocorrer", afirmou a montadora em comunicado oficial. Ao perceber que o estrago já estava feito, a montadora decidiu chamar a agência e passar uma parcela da culpa para ela.

A JWT atualmente pertence a um grande grupo, a WPP, que também emitiu um comunicado em conjunto dizendo que o anúncio era "de mau gosto e contrário aos padrões de profissionalismo e decência estabelecidos dentro das duas empresas", garantindo que ele "nunca deveria ter sido criado e muito menos ter vazado na internet". A Índia está sofrendo para combater o crescente número de casos de estupro contra mulheres.

Versão com pilotos da F1 da propaganda polêmica da Ford.

Existiam também algumas outras versões da mesma peça, envolvendo outras celebridades. Um deles tinha a caricatura de Paris Hilton levando suas amigas na parte de trás do carro e uma outra imagem mostrava o heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, este levando os ex-rivais Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Fernando Alonso no porta-malas.