As montadoras estão cada vez mais focadas em oferecer recursos tecnológicos que proporcionem experiências novas para quem está por trás do volante. Além das pesquisas e dos avanços feitos nos próprios veículos, que surgem cada vez mais modernos, com maior desempenho e menor consumo de combustível, os acessórios também estão cada vez ganhando uma importância maior para as montadoras e também para os consumidores. E dentre as novidades que estarão sendo lançadas nos próximos anos está a 3ª geração do sistema conhecido como Ford Sync.

Ford Sync terá 3ª geração em 2014

A montadora anunciou hoje que a terceira versão do sistema que é o fruto de uma parceria entre a Ford e a Microsoft será lançada em 2014. A informação acabou sendo divulgada aqui no Brasil pelo vice-presidente da montadora no Brasil e também na América do Sul, Rogelio Golfarb, durante um evento que aconteceu na cidade de São Paulo. O Executivo explicou que de acordo com a estratégia e com o acordo de mercado que tem com a empresa Microsoft, a montadora optou por ter um ciclo de atualização para este sistema que acontece de dois em dois anos. Assim a montadora tem tempo para adaptar Sync as necessidades dos motoristas e também aos novos lançamentos automotivos.

Durante o evento também foram divulgadas algumas outras informações relacionadas ao Sync 3, como está sendo chamado. Um dos novos recursos que estará disponível par aos motoristas dos carros equipados com a atualização será a possibilidade de trocar mensagens de voz com outros motoristas que estiverem conectados ao Sync. O sistema funcionará como uma espécie de comunicador instantâneo focado nos motoristas que estão dirigindo naquele momento. Mas a montadora acabou não entrando em detalhes referente ao funcionamento destas chamadas. Uma das perguntas que acabou ficando no ar, por exemplo, é se os motoristas terão que cadastrar os outros usuários antes ou se eles poderão ser contatados de acordo com a aproximação dos veículos.

Mas o sistema não vai permitir que as pessoas apenas possam se falar durante o transito, mas a ideia é fazer com que, através destas conversas, o sistema consiga estar sempre atualizado com as informações relacionadas as condições do transito e também sobre a localização de alguns determinados tipos de estabelecimentos. Através desta comunicação com outros carros, as pessoas poderão saber sempre qual o melhor caminho que poderá ser seguido, encontrar rotas alternativa sempre que acontecer um congestionamento ou um acidente, dentre outras facilidades.

Modelo Ford Sync

Chips de última geração

É claro que para suportar todas estas novidades será preciso uma boa retaguarda por trás da terceira geração do Sync, e a Ford realmente investiu pesado para garantir que seus equipamentos tenham um bom funcionamento. De acordo com as informações divulgadas, eles estarão equipados com os mesmos chips que estão sendo utilizados na nova linha de computadores iMac, e também dos notebooks MacBook, todos eles da Apple. O processador que estará gerenciando todos estes recursos será o Core i7, da Intel, sendo que a versão atual do Sync que circula pelos carros da Ford utiliza um processador i5, da mesma fabricante.

Os diretores da montadora afirmam que esta renovação pela qual está passando o sistema de Sync é natural e acompanha a evolução natural dos dispositivos de informática, que de acordo com a chamada Lei de Moore (criada por Gordon Moore, um dos fundadores da Intel), as gerações de microprocessadores se renovam a cada 18 meses, em média. Além disso os consumidores que compram os carros mais novos da montadora acabam fazendo questão de ter acessórios e dispositivos que também acompanhem esta evolução.

Sync 2

Aqui no Brasil os motoristas já podem dirigir um carro que possui a atual segunda geração do sistema da Ford e da Microsoft no Ford Fusion. O modelo que está saindo de fábrica com o dispositivo é o Titanium, que foi apresentado durante o Salão do Automóvel de São Paulo deste ano mas que já está disponível para venda. Os modelos de carros que já foram lançados com esta segunda geração do sistema já podem ser utilizados com as novidades que acabaram sendo lançadas com o sistema.

Sistema de atualizaçaõ Ford Sync

Dentre as principais novidades que foram observadas da primeira para a segunda versão foi um sistema que permitiu a integração dos comandos de voz com o GPS do carro. Na primeira versão o Sync já tinha a capacidade de reconhecer alguns comandos dos motoristas e também dos passageiros, mas grande parte dos comandos eram mais direcionados a acessos internos do sistema. Com a integração ao GPS os motoristas tiveram uma grande ampliação nas possibilidades.

Por exemplo, quando a pessoa está dirigindo com o GPS do carro ligado no Sync 2, basta dizer algo como “estou com fome” para que na tela apareça uma série de restaurantes e outros estabelecimentos que estão próximos ao local onde o veículo está naquele momento. As opções aparecem na tela e a pessoa poderá escolher qual quer ir para que o GPS trace na mesma hora a rota que deve ser seguida para que se chegue ao local marcado o quanto antes.

Uma outra grande modificação da primeira para a segunda geração acabou sendo o reconhecimento do idioma português pelo sistema, sendo que os diretores da montadora afirmam que o Sync reconhece português brasileiro até mesmo com sotaques de algumas regiões e também reconhece algumas gírias.