A Ford revelou esta semana que deve chegar no próximo ano um novo sistema de condução semiautônoma chamado de Co-Pilot 360. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a novidade vai permitir que as pessoas conduzam carros da marca “sem manter as mãos no volante”, algo semelhante com o que é oferecido pelo Autopilot da Tesla.

Ford terá sistema que permite andar no carro sem as mãos no volante

O novo sistema da Ford está programado para chegar em 2021, e o primeiro modelo escolhido para receber a novidade é o Mustang Mach-E. O Co-Pilot 360 vai permitir que o motorista rode por mais de 160 quilômetros com a utilização do modo semiautônomo. Primeiramente o carro será lançado nos Estados Unidos e no Canadá.

O estresse das longas rodovias continua sendo um grande problema para os motoristas em todo o mundo", disse Hau Thai-Tang, chefe de desenvolvimento de produtos e compras da Ford, em comunicado.

Ford terá sistema que permite andar no carro sem as mãos no volante

"Com a introdução de tecnologias de assistência ao motorista como o Active Drive Assist, a versão da Ford de mãos livres, estamos permitindo que nossos clientes se sintam mais confiantes sempre que estiverem ao volante", afirmou.

A Ford afirmou que o novo sistema já passou por mais de 1 milhão de quilômetros em testes. O seu funcionamento será baseado em um conjunto de câmeras e de sensores que funcionarão para assumir o controle do veículo. Uma câmera principal ficará voltada para o motorista, analisando a posição da cabeça e do olhar, para que ele mantenha a atenção.