A Ford confirmou nesta quarta-feira, dia 24, que vai fabricar um novo modelo de carro elétrico, dessa vez utilizando a plataforma conhecida como “flexible skateboard” da startup Rivian. Por enquanto, a montadora ainda não divulgou mais detalhes referentes ao tipo de carro resultante deste projeto, mas afirmou que deve ser completamente diferente dos modelos que estão sendo criados pela própria Rivian.

Ford vai criar carro elétrico utilizando plataforma de uma startup

A parceria é fruto de um investimento de US$ 500 milhões feito pela Ford na Rivian. Além da tecnologia que foi adquirida pela Ford, a montadora também comprou uma parcela das ações da startup, bem como garantiu um assento no conselho diretor da parceira. A notícia foi confirmada pelo próprio CEO da Ford, Jim Hackett, em uma sessão com investidores.

Segundo a Ford, o objetivo da parceria com a Rivian é conseguir lançar um novo carro elétrico em um curto espaço de tempo e gastando bem menos dinheiro no desenvolvimento. “Um dos maiores benefícios de trabalhar com uma startup como a Rivian é a oportunidade de ir mais rápido. Portanto, velocidade é uma parte importante desse negócio”, disse Joe Hinrichs, direto de operações automotivas na Ford.

Ford vai criar carro elétrico utilizando plataforma de uma startup

Vale lembrar que a Ford já confirmou que está trabalhando no desenvolvimento de outros modelos de carros 100% elétricos, sendo pelo menos mais 2 projetos confirmados. Um deles é a caminhonete F-150 elétrica e o outro é um crossover inspirado nos Mustangs. Todos eles não devem ser criados com a tecnologia adquirida nessa nova parceria.

Enquanto isso, a Rivian segue trabalhando em dois modelos próprios de carros 100% elétricos: uma caminhonete chamada R1T e um SUV conhecido como R1S. Ambos veículos foram pensados para um estilo de vida ativo e focado na natureza. O carro da Ford construído sob o flexible skateboard não seguiria esse padrão, apesar de usar a mesma tecnologia básica.

A Rivian está desenvolvendo carros elétricos há mais de 10 anos. Nos últimos anos chamou mais a atenção ao apresentar modelos 100% funcionais e uma fábrica pronta para começar a produção em massa.