A Nova Geração da Ford Ranger, que foi apresentada ao mundo no final do ano passado, deverá ser oferecida em uma opção eletrificada pela primeira vez na sua história. De acordo com as informações que foram obtidas pela imprensa internacional, o modelo está sendo desenvolvido para atender às mais modernas diretrizes da indústria em termos de propulsão, o que deve resultar em uma configuração híbrida.
A nova Ranger eletrificada deve ser do tipo híbrida plug-in. Ou seja, os donos do carro poderão abastecer a parte elétrica do veículo a partir da conexão do carro diretamente na rede de energia. Mas o modelo ainda contará com um motor a combustão sendo como aquele que vai entregar a maior parte da força que o carro necessita para se movimentar. O sistema deve ser parecido com o de outros modelos da marca, como o Escape ou o Explorer.
Por enquanto ainda não se sabe se o modelo será do tipo híbrido-diesel ou híbrido-gasolina. Caso seja essa última opção, pode ser que o carro chegue com motor 2.3 EcoBoost associado a um ou mais propulsores elétricos. A opção híbrida também será oferecida para o SUV Everest, feito na mesma plataforma e com nova geração programada para breve.
Outras montadoras também já estão de olho na possibilidade de lançar modelos de picape eletrificados. A Toyota, por exemplo, terá essa opção na nova Hilux, a Nissan terá a nova geração da Frontier e também a Mitsubishi terá o novo modelo L200 Triton.
No Brasil, a nova geração da Ranger está sendo esperada para o ano de 2023, inicialmente somente com motores turbodiesel. A produção deve ficar concentrada na Argentina, já que a fábrica de Pacheco recebeu um grande aporte de investimento para que possa assumir a produção de novos modelos de veículos.