Tanto a Ford quanto a GM entraram com pedidos junto às agências de segurança automotiva dos EUA com o objetivo de tentar obter alguns incentivos relacionados ao desenvolvimento das tecnologias para os carros autônomos. As empresas solicitaram permissão para fazer alguns testes com carros-rôbos sem controles humanos típicos, como volantes e pedais.

GM e Ford vão testar carros autônomos sem volante

De acordo com as informações que foram divulgadas em uma reportagem da Reuters, a National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) pode permitir que um número limitado de carros autônomos rodem em estradas dos EUA sem esses controles. Ford e GM esperam colocar até 2.500 (o limite máximo) desses veículos na estrada apenas este ano, embora eles sejam para fins de compartilhamento de viagens e entregas.

Vale ressaltar que, pelo menos até este momento, as empresas não estão fazendo qualquer pedido para vender os carros com este tipo para os clientes diretamente. Os pedidos foram divulgados pela NHTSA nesta semana, sendo que ambos foram feitos de forma separadas pelas companhias, mas com uma proximidade que pode indicar algum grau de cooperação.

GM e Ford vão testar carros autônomos sem volante

A agência reguladora está aberta para comentários públicos nos próximos 30 dias. A GM fez um pedido em 2018 onde a empresa queria testar um carro autônomo sem volante ou freios construídos em uma plataforma Chevrolet Bolt EV. No entanto, a montadora retirou o pedido em 2020.

A General Motors já tinha anunciado em fevereiro deste ano que fez um pedido muito parecido para a NHTSA para conseguir implantar carros autônomos sem volantes ou retrovisores. Os carros autônomos também não teriam indicadores de direção e limpadores de para-brisas.

A companhia também quer introduzir o GM Cruise Origin, modelo de carro autônomo criado  pela montadora que tem portas similares a de um vagão de metrô, e não conta com nenhum volante.