A Lifan Motors, montadora que não conta ainda com uma distribuição universalizada de seus modelos, oferecia, em algumas cidades brasileiras, dificuldades para os consumidores que se interessavam por seus exemplares. Isso não é incomum, porque em uma loja de seminovos, em geral, há algum dos modelos Lifan à venda e os visitantes ficavam encantados com a quantidade de acessórios de fábrica e do preço desse modelo chinês.
O grande empecilho para alguém que se interessa por um produto Lifan é que, como não há muitas concessionárias dedicadas, com exclusividade, para essa marca, há sempre no ar uma insegurança em relação à distribuição adequada de peças, assistência técnica eficiente, bom atendimento no pós –venda etc.
Recentemente, entretanto, os executivos da empresa chinesa no Brasil revelaram querer uma mudança radical nesse cenário, que tanto atravanca o crescimento dessa corporação automobilística no país. Para isso, essa empresa que foi fundada no mês de outubro de 2012 rompe a parceria com a Effa Motors – também proveniente da China e que conta com um péssimo cartão de visitas, a minivan compacta M100, possivelmente o carro chinês que mais ofereceu problemas no país.
Assim, as operações Lifan serão 100% controladas diretamente pelo grupo. Tudo para mudar a péssima imagem inicial deixada junto ao consumidor, algo fatal, quando se trata de um mercado absolutamente competitivo, quanto o de venda de carros.
Lifan X60 chega ao Brasil
Nesse cenário de renovação, chega o modelo X60, um tipo de utilitário de caráter esportivo, que pretende fazer agora sua estreia em terras brasileiras, com bons acessórios e por um preço sugerido de R$ 52.777.
Montado na cidade de San José, no Uruguai, esse modelo é gerado por meio de um regime chamado de Completely Knock-Down – ou “Completamente Desmontado”, ou simplesmente CKD. Após esse primeiro momento, é enviado tanto para a Argentina, quanto para o Brasil.
O gupo Lifan ambiciona instalar 50 pontos de venda em todo o país, totalmente identificados pela marca, para se aproximar mais do cliente, passando uma sensação de segurança maior e de seriedade com o consumidor brasileiro. Pretende colocar, mensalmente, 400 unidades rodando pelo país.
Como plus ao comprador, o modelo X60 terá 5 anos de garantia para o motor e o câmbio e três, para os outros componentes. O presidente da empresa Yin Mingshan disse estar acompanhando com muita atenção todo o processo de estabelecimento de sua marca no Brasil e faz promessas ambiciosas, como a de assumir totalmente, qualquer gasto e problema que o cliente possa vir a ter com veículos comprados à época da parceria Lifan –Effa.