Parcerias entre grandes empresas que atuam em um mesmo segmento, ainda mais quando elas se tornaram grandes rivais ao longo da sua existência, não são comuns. Mas a Ford e a Toyota estão anunciando um projeto no qual as duas companhias pretendem atuar juntas. A principal motivação será criar padrões de tecnologia que poderão ser utilizados para desenvolvimento de aplicativos.

Montadoras se unem para padronizar aplicativos

O anúncio da parceria foi realizado durante a CES, evento que acabou se tornando a maior feira de tecnologia do mundo, e que atualmente está acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos. O resultado imediato desta parceria é a criação da SmartDeviceLink Consortium, concebida como uma organização sem fins lucrativos.

A atividade principal dessa organização sem fins lucrativos será a manutenção e o desenvolvimento de uma plataforma de software de código aberto, destinado ao desenvolvimento de aplicativos de smartphones para veículos. A parceria pretende incentivar a padronização na indústria como um todo, permitindo que mais empresas comecem a desenvolver apps que sejam mais simples de usar dentro dos carros, independentemente da marca.

A SmartDeviceLink Consortium já começa com montadoras grandes e poderosas no seu portfólio, tais como Suzuki, Fuji Heavy Industries, Mazda e Grupo PSA. Além disso, a instituição também já confirmou a parceria com empresas que atuam como fornecedoras de itens e tecnologias para o setor, tais como Luxoft, Xevo e Elektrobit. Algumas outras companhias também já assinaram uma carta de intenções para participar do projeto, tais como Pioneer, QNX, Harman e Panasonic.

Plataforma de código aberto

Montadoras se unem para padronizar aplicativos

O desenvolvimento que será capitaneado pelas duas montadoras deve criar uma plataforma com o seu código aberto, semelhante ao que acontece com outros padrões que se utilizam de tecnologias para criação de aplicativos. Com isso, os desenvolvedores poderão focar o seu trabalho na criação de novas experiências em termos de conectividade.

Uma outra funcionalidade que esta plataforma poderá oferecer aos desenvolvedores é a maior facilidade na hora de integrar as funções dos apps às tecnologias que são nativas do veículo, tais como a tela do painel, ou ainda os controles que são colocados nos volantes, ou ainda os sistemas de reconhecimento de comandos de voz, já utilizados por muitas montadoras.

Por enquanto, a SmartDeviceLink Consortium ainda não tem uma data para lançamento desta plataforma, mas os trabalhos devem começar ainda neste primeiro semestre.