A Ford confirmou que a apresentação oficial daquela que será considerada a nova versão do Focus para América Latina será apresentada em junho, durante o Salão de Buenos Aires, um dos mais tradicionais da região. O evento está com data e abertura marcada para o dia 20 de junho. Mas tudo indica que o modelo deverá demorar mais para chegar ao Brasil. A expectativa é que o novo Focus seja lançado por aqui somente em novembro ou dezembro de 2013.
De acordo com as informações que foram confirmadas pela Ford, o modelo estava marcado para ser lançado no mês de agosto aqui no Brasil, mas devido a problemas de atraso, o carro acabou sendo empurrado mais para o final do ano.
Mas uma notícia boa foi confirmada pela montadora. Apesar de demorar um pouco mais para ser lançado, quando chegar ao Brasil o modelo vai chegar com na sua versão sedan e também na sua versão hatch ao mesmo tempo, sem que o consumidor precise esperar para comprar uma ou outra versão, como acontece com a maioria dos carros.
Vitrine de tecnologias
Além de ser lançado em duas versões aqui no Brasil, a Ford também confirma que o novo Focus será uma verdadeira vitrine de tecnologias, com diversas novidades interessantes que deverão agradar especialmente os motoristas mais jovens que gostam de estar sempre conectados e que gostam de contar com a ajuda e a companhia destes novos sistemas. A Centra multimídia MyFord Touch, por exemplo, está confirmada na próxima edição do Focus. Uma outra novidade que também será lançada é uma espécie de park assist que manobra o carro sozinho.
Mas é claro que o motorista terá que desembolsar a mais para ter um carro com todos estes atrativos tecnológicos. Todos eles estarão apenas na configuração Titanium, que será a top de linha, e que também vai contar com ar digital de duas zonas, seis airbags, botão de partida e os sensores de iluminação, estacionamento e chuva.
Isso não significa que os consumidores que comprarem a versão mais simples do modelo vão ficar de mãos abanando. Dentre as novas tecnologias que estão sendo esperadas para a versão de entrada do novo Focus estão ar-condicionado, direção elétrica, vidros/travas/retrovisores elétricos, duplo airbag, ABS e rodas de liga. Já o intermediário SE deverá incorporar os controles de tração/estabilidade e o ar digital, dentre outros.
Evolução nos motores
A Ford confirmou também que não haverá uma mudança significativa em termos de motorização do novo Focus. Na verdade, a montadora optou por utilizar versões mais avançadas do mesmo motor que pode ser encontrado no Focus de hoje em dia. Ou seja, o carro vai contar com o motor Sigma 1.6 16V versão TiVCT com potência de 130 cv. O mesmo motor pode ser encontrado no atual New Fiesta.
O novo Focus também terá uma versão 2.0, mas até agora as especificações dos motores são uma verdadeira incógnita.