O ano mal começou e já temos uma troca na posição de carro mais rápido do mundo. Tudo isso porque a Ford e a Performance Power Racing, especializada na preparação de carros, anunciou uma parceria para o desenvolvimento de uma edição especial do Ford GT, e de acordo com as informações que foram divulgadas pelas duas empresas, este carro atualmente é o mais rápido do mundo, desbancando o Bugatti Veyron, que ocupava a posição até o ano passado.
É claro que para que o carro conseguisse desbancar o modelo anterior e se tornar o veículo de rua mais rápido do mundo teve que passar por algumas modificações drásticas na sua composição, para conseguir tirar o máximo de proveito do motor bruto que foi colocado e que oferece uma potência máxima de 1.723 cv. Para isso, uma das modificações essenciais que foram feitas no carro utilizou uma inovadora liga metálica na composição da lataria do carro, que deixou o veículo mais leve e que permite que o carro chegue na espantosa velocidade máxima de 283,232 mi/h, o equivalente a 455,8 km/h. Com este desempenho apresentado, o modelo já possui um lugar garantido no Guiness World Records como o mais veloz do mundo.
Liga especial
De acordo com as informações que foram repassadas pela Ford, o principal atrativo do carro que agora ocupa a posição de mais rápido do mundo é justamente a liga especial de alumínio que foi desenvolvida especialmente para o Ford GT e que foi chamada de Pandalloy. Dentre as principais características deste novo matéria que está presente em abundancia na composição da carcaça do novo Ford GT está o fato que ele consegue suportar altíssimas temperaturas, muito mais altas do que outras ligas de alumínio utilizadas em outros modelos de carros. Esta liga foi produzida com base em tecnologias aeroespaciais.
O desenvolvimento desta liga só foi possível com a parceria entre estas duas empresas que investiram uma boa quantia de dinheiro com o objetivo de experimentar diversos materiais que poderiam ser utilizados e que dariam realmente uma composição mais leve para o carro de uma forma geral. A parceria entre a PPR e a empresa Pratt & Whitney estudou as adaptações e aplicações necessárias para usar o Pandalloy nessa versão invocada do Ford GT já objetivando criar o carro mais rápido do mundo. Mas é claro que as pesquisas de desenvolvimento não se aplicam apenas a estes carros que acabam sendo desenvolvidos muito mais como um conceito do que um veículo realmente para ser utilizado no dia a dia. Mas permite que se façam avanços para que as ligas possam estar presentes em veículos mais populares.
Durante os eventos de demonstração que foram feitos para jornalistas e convidados especiais e que atestaram a velocidade do carro, o dono da empresa Performance Power Racing, Johnny Bohmer declarou que as corridas de automóveis são muito importantes porque possibilitam que sejam desenvolvidas novas tecnologias que podem ser aplicadas não somente a estes carros de competição, mas também aos demais veículos com o passar do tempo. Ele ressalta que estas novas ligas de alumínio que estão sendo desenvolvidas são muito superiores as que existem hoje no mercado.
Os sócios ainda se dizem muito entusiasmados para saber até onde os resultados das pesquisas com os novos tipos de metais podem ir e como eles poderão elevar os limites de desempenho e eficiência dos carros de um modo geral, sempre pensando em um impacto positivo para o mercado e também para os consumidores. Mas para conseguir mais verbas para a continuação do desenvolvimento das pesquisas neste campo é necessário que os carros apresentados tenham excelentes desempenhos nas pistas e que continuem batendo recordes.
Avaliação
O evento no qual as duas empresas se uniram para mostrar a sua mais recente criação acontece no percurso de uma milha no Complexo Espacial da NASA, nos Estados Unidos. Apesar desta nova versão do Ford GT ter sido consagrada como o carro mais vendido do mundo, é necessário fazer um registro: o Veyron permanece como o carro de rua mais rápido do mundo sem modificações feitas após a fabricação.
Confira o vídeo com a performance e a homologação do recorde do Ford GT:
Outro velozes
Bugatti Veyron 16.4 Super Sport
Motor W16 AWD
Ano: 2010
Preço: US $ 2.350.000
Velocidade máxima: 431 km/h
Potencia e torque:1500 Nm @ 2200 rpm
0-100 km/h: 2.2 segundos
SSC Ultimate Aero TT
Motor V8 AWD
Ano: 2009
Preço:US $ 590.000
Velocidade máxima: 430 km/h
Potencia e torque: Nm @ rpm
0-100 km/h: 2.5 segundos
SSC Tuatara
Motor V8 RWD
Ano: 2011
Preço: US $ 880.000
Velocidade máxima: 430 km/h
Potencia e torque: 1500 Nm @ rpm
0-100 km/h: 2.8 segundos