Os brasileiros, mais especificamente aqueles que moram no Rio de Janeiro, vão começar a encontrar rodando pelas ruas das cidades um novo modelo de placa. Trata-se do modelo que deve ser adotado pelos países que fazem parte do Mercosul para padronizar as informações sobre os carros.

Placa padrão Mercosul começa a ser utilizada no Rio de Janeiro

A partir desta terça-feira, dia 11 de setembro, começarão a ser instalados os novos modelos de placas, contendo quatro letras e mais três números, o que acaba sendo diferente dos códigos que podem ser encontrados nas placas atuais que rodam nos carros brasileiros.

De acordo com as informações que foram divulgadas, os custos da nova placa serão os mesmos do emplacamento antigo: R$ 219,35. Mas essa quantia poderá ser alterada de acordo com o estado que vai adotar essa nova placa, uma vez que os preços podem ser fixados no Detran.

Até o momento, as trocas das placas antigas pelas novas serão obrigatórias somente a partir do dia 1º de dezembro de 2018. Mas quem quiser fazer a substituição voluntariamente - ou que precisar de serviços de reposição de licenças - receberá o modelo Mercosul. Dentro dessas operações podem incluir, por exemplo, emplacamento de carros zero-quilômetro, transferências de propriedade e substituição de placas danificadas.

Placa padrão Mercosul começa a ser utilizada no Rio de Janeiro

A troca da placa do carro, de acordo com o atual texto sobre o assunto, não será obrigatória para os veículos que já estão circulando pelas ruas do país. De acordo com o Ministério das Cidades, "isso quer dizer que um veículo já emplacado poderá circular com o modelo atual até o fim da vida, se permanecer com o mesmo dono e no mesmo município".

Um dos diferenciais anunciados na fabricação da placas modelos Mercosul no Brasil é o fato de que elas serão divididas em UF e municípios, incluindo o brasão de cada um dos estados, algo que não acontece nos países onde as placas já foram adotadas. “O Brasil tem uma particularidade que os demais países partes do bloco comercial não têm: nossa frota registrada é de 97 milhões de veículos, o que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do Mercosul”, afirma o Denatran.

As placas terão as seguintes diferenciações em relações as cores:

  • Particular - Preto
  • Comercial - Vermelho
  • Oficial - Azul
  • Diplomático/Consular - Dourado
  • Especial/Teste - Verde
  • Coleção - Cinza prata