Depois de ter anunciado a chegada dos pneus que seguem rodando mesmo depois de furados, a Ford terá que convencer o Procon de São Paulo de que o acessório realmente é seguro e cumpre o que promete. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo órgão de proteção ao consumidor, a montadora foi oficialmente notificada e terá que prestar esclarecimentos referentes ao Run Flat.

Procon notifica Ford por segurança de pneus

Os pneus podem ser encontrados na configuração topo de linha do EcoSport. O acessório foi criado para permitir que o carro continue rodando mesmo depois que os pneus furem. São apenas algumas dezenas de quilômetros, mas a Ford afirma que seria o suficiente, na maioria dos casos, para que o motorista consiga chegar a um local para que o pneu seja trocado.

"O estepe é um item essencial e de segurança. Nosso pedido é no sentido de esclarecer que testes foram feitos, queremos esclarecimentos técnicos", diz Marco Antonio Araújo, assessor-chefe do Procon de São Paulo. "Essa é uma nova tecnologia e queremos saber quais são os riscos que ela pode trazer", explica.

Procon notifica Ford por segurança de pneus

A montadora terá que informar "quais itens de segurança foram incluídos para que fosse autorizada a comercialização do veículo; o que compõe o Kit de Reparo e quais as instruções para seu uso; se após o reparo é possível recuperar o pneu danificado ou é preciso substituição permanente; e, em caso de substituição, qual a extensão da rede de comercialização de pneus com tecnologia Run Flat; quais informações e recomendações são disponibilizadas ao consumidor no momento da compra do modelo; apresentar cópias do manual do veículo e dos documentos em que constam as informações e recomendações dadas ao consumidor no ato da compra das versões comercializadas sem o estepe".

Em resposta, a Ford afirma que recebeu a notificação do Procon e que já foram encaminhados os devidos esclarecimentos, mas não detalhou publicamente o conteúdo da resposta. Em nota encaminhada para a imprensa, a montadora afirma que os pneus Run Flat foram “devidamente homologados pelas autoridades competentes e está de acordo com a legislação vigente”.