Agora é oficial: a divisão esportiva da Renault, conhecida como Renaultsport, apresentou um vídeo onde aparece o Duster totalmente modificado para participar da próxima edição do famoso Rali Dakar em 2014. Essa versão off-road ganhou alterações especificamente feitas para o evento.
A próxima edição do evento terá inicio em 5 de janeiro de 2014. A largada se dará em Rosário, na Argentina e o seu encerramento acontecerá na cidade de Valparaiso, no Chile, provavelmente no dia 18 do mesmo mês. O total do percurso será de 8.530 km.
A montadora divulgou que a versão modificada do Duster virá equipada com um motor de 3.5 litros V6, que proporcionará uma potência de 306 cavalos vapor. Esse motor foi desenvolvido em parceria com a japonesa Nissan, da qual a montadora francesa já é aliada há alguns anos.
Em comparação com os motores que equipam o tradicional Duster de “rua”, a motorização do utilitário que participará da famosa competição é extremamente potente, já que os veículos comercializados por aqui apresentam motores de 1.6 litros e 2.0 litros, que atingem 115 e 142 cavalos vapor, respectivamente.
Além da motorização mais potente, o Duster modificado para o rali terá também um sistema de freios diferenciado, para aguentar as exigências da prova, além de um conjunto de suspensão modificada especialmente para a ocasião, já que a suspensão normalmente utilizada no modelo não daria conta do nível dos desafios que o rali oferecerá.
Como normalmente acontece nesse tipo de situação, o design do Duster permanecerá o mesmo, porém de sua carroceria original, apenas faróis e grade dianteira permanecem. O restante foi alterado para adaptar o veículo para participar da competição. Entre essas adaptações, destacam-se as chapas de materiais mais leves do que o usualmente utilizado, as duas portas e a estrutura tubular que foi colocada para melhorar a estabilidade do conjunto do veículo.
Internamente, a cabine foi modificada para deixar os pilotos confortavelmente instalados e com todos os itens de segurança necessários para que nada de errado ocorra: cintos de segurança de quatro pontos garantem proteção para os casos de colisão. O restante das alterações visa tornar o carro o mais funcional possível para que tanto piloto e navegador se preocupem apenas com o trajeto da prova.
Além dos dois Renault Duster, também participarão do tradicional rali na América do Sul em sua próxima edição duas picapes Ford Ranger (para uma equipe sul-africana) e onze Mini Countryman, todos modificados especialmente para a importante prova.