A montadora francesa Peugeot resolveu adotar uma postura muito ousada: após um período de 25 anos, voltará a disputar o mítico Rali Dakar, geralmente realizado no itinerário que liga o continente europeu ao africano.
Entretanto, nem de longe essa seria a maior novidade anunciada pela marca, mas sim, o veículo com o qual voltará a participar da emocionante disputa? Trata-se do modelo 2008 DKR, resultado de uma união entre a Peugeot, a Red Bull – de bebidas energéticas – e a Total – do ramo de lubrificantes automotivos.
Como é o design do carro 2008 DKR?
Mesmo que seja homônimo ao modelo crossover compacto Peugeot 2008, esse autêntico carro de corridas não tem qualquer semelhança com o irmãozinho produzido comercialmente pela Peugeot.
O desenho 2008 DKR é, de forma evidente, feito para competir com força, ajustando-se a todas as necessidades de um rali. Por tal razão, o modelo tenha um visual absolutamente agressivo, contando com passagens de ar bastante grandes, nas laterais, além de rodas de 37 polegadas.
Sua cor, que atualmente é mais neutra – de tom preto fosco – deverá carregar o vermelho da patrocinadora Red Bull, com seu símbolo famoso – o das asinhas. Esse mesmo destino teve o modelo 208 T16 da montadora, que disputou o percurso de subida de Pikes Peak, em 2013.
A diferença entre os dois modelos 2008 se justifica, oficialmente, porque a Peugeot crê que o carro de corrida se aproximaria a um cupê de duas portas, mas com balanço encurtado.
Como foi construído o Peugeot 2008 DKR?
Os engenheiros da marca francesa se dedicaram a estudos a respeito da medida ideal de curso de suspensão, de tamanho de rodas, bem como para espaço na cabine para dois pilotos. Apesar de toda essa preocupação, a tração não é 4 x 4, mas sim 4 x 2, com o objetivo de privilegiar a suspensão, que tem maior curso, ficando mais ágil frente a terrenos acidentados.
Dados sobre motorização, e câmbio, entre outras técnicas, não foram divulgadas oficialmente pela Peugeot.
Como será a preparação da Peugeot para o rali Dakar?
Quem irá guiar o Peugeot 2008 DKR são os experientes pilotos Carlos Sainz, da Espanha – duas vezes campeão do Campeonato Mundial de Rali/ WRC , além de ter vencido o mesmo Dakar, em sua edição 2010 – e o francês Cyril Despres – cinco vezes campeão, competindo de moto.
A competição do rali Dakar, em 2015, ocorrerá na data provável de 4 de janeiro, atravessando três países: Argentina, Chile e Bolívia.