A montadora franco-italiana Bugatti – atual subsidiária do grupo alemão Volkswagen – começou a apresentar, no primeiro semestre de 2013 sua linha especialíssima: trata-se da “Les Légendes de Bugatti”, que, ao todo será composta por seis modelos, em versões limitadas e exclusivas. O tema de cada uma será um grande nome da história da marca.

O primeiro desses seis carros é o Veyron Jean-Pierre Wimille, que fazia uma homenagem fantástica a um grande piloto da Bugatti. Esse lançamento ocorreu no evento Pebble Beach Concours d’Elegance, voltado exclusivamente para carros-conceito - é realizado na Califórnia, nos Estados Unidos.

Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Meo Constatini

Logo em seguida, fez sua estreia a versão Jean Bugatti, que, por sua vez, vinha no esteio do filho do criador da empresa, o italiano Ettore Bugatti. Tal importância de Jean se justifica, basta pensarmos que ele foi o criador do design do ultra clássico Bugatti 57 Atlantic SC. Esse modelo belíssimo se baseou no Grand Sport Vitesse, que tem teto conversível e um motor poderoso de W16, com incríveis 1.200 cv.

Bugatti Meo Constatini

Agora, acaba de vir a público a metade dessa série, com o terceiro modelo que foi concebido em homenagem a Meo Costantini, que era amigo de Ettore Bugatti, além de ter se notabilizado por ocupar o cargo de chefia da equipe de fábrica da montadora.  Segundo Dr Wolfgang Schreiber, “Meo Constantini personifica a era de ouro dos carros de corrida Bugatti, sendo o inspirador dos modelos da década de 1920, e estabelecendo os padrões de modelos de fabricação leve e com estética marcante, sobretudo quando cria o clássico Type 35”, afirma o presidente da  Bugatti Automobiles S.A.S. O nome oficial do modelo é bem pomposo: Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Meo Constantini e será um herdeiro do Type 35.

Bugatti Veyron Meo Constatini

A história de Bartolomeo “Meo” Costantini é bem rica. Nascido no ano de 1889, foi chefe da equipe de corridas Bugatti por 8 anos. Foi o criador de modelos marcantes de carros de corrida e, pessoalmente, foi um grande corredor, quando jovem.  Foi após o começo da Primeira Guerra Mundial, que teve contato com a marca Bugatti, quando esteve envolvido em mudanças do modelo Type 13 – que foi o carro que Meo dirigiu, entre os anos de 1920 e 1921.

Bugatti Grand Sport Vitesse Meo Constatini

Assim como todos os outros modelos da coleção “Les Légendes de Bugatti”, a peça em homenagem a Meo Constantini terá apenas três exemplares fabricados. O custo desse Bugatti Veyron Grand Sport Vitesse Meo Costantini é também astronômico: 2,09 milhões de euros – mais de 6 milhões de reais.

Meo Constatini