As alternativas energéticas para mover os veículos estão cada vez mais nos levando na direção da energia elétrica, já que ela é muito mais sustentável, e os veículos elétricos estão cada vez mais avançados.

Pois é nessa linha de avanço que a Tesla Motors anunciou que um de seus novos modelos conseguiu percorrer 19.000 km com apenas 4.000 quilowatts-hora de energia em suas baterias.

O modelo da Tesla Motors que conseguiu a tal façanha é um sedã elétrico, que foi dirigido pelo estadunidense Norman Hajjar, durante 24 dias, percorrendo a distância de 19.000 km.

Carro elétrico da Tesla Motors

Essa ação foi parte de um plano publicitário da Tesla Motors para divulgar ainda mais a eletricidade como alternativa para substituir os combustíveis fosseis atualmente utilizados em larga escala para locomoção de veículos.

E o resultado foi tão impressionante que a façanha poderá parar, até mesmo, no livro de recordes mais famoso do mundo, o Guinness Book, como a viagem mais longa feita com um carro elétrico.

A façanha foi feita com a utilização de apenas 4.000 quilowatts-hora de energia, o que só foi possível graças à tecnologia empregada pela Tesla Motors na fabricação de suas baterias.

As baterias usadas nos veículos da Tesla Motors são diferentes das que normalmente equipam modelos elétricos convencionais, pois possuem uma autonomia muito maior, o que permite que viagens como essa, de longa duração, sejam feitas.

E é essa a grande vantagem e diferença que torna o feito da Tesla Motors um divisor de águas para a industria de carros elétricos: baterias com autonomia de longa duração.

Esse sempre foi o ponto fraco dos carros elétricos, já que as baterias convencionais só permitiam deslocamentos em zona urbana, não permitindo viagens mais longas.

Uma desvantagem para os carros elétricos é a necessidade de postos com estações de carregamento, para que as baterias sejam recarregadas e para que se possa realizar o restante do percurso.

Carro elétrico da Tesla Motors percorre 19.000 km com 4.000 quilowatts-hora de energia

Não há muitos deles espalhados por aí, mas para essa viagem de 19.000 km, o trajeto escolhido foi um que tinha postos com essas características.

E a Tesla Motors fez questão de frisar que pretende construir mais estações dessas para que as viagens mais longas sejam possíveis em um futuro não muito distante.

Os carregamentos, segundo o motorista dessa viagem, Hajjar, levavam em média cerca de uma hora, o que é considerado relativamente rápido. Mas pode ser considerado pouco prático para a maior parte das pessoas acostumadas a encher o tanque de gasolina em apenas alguns minutos.