Recentemente a Fiat anunciou que o grupo italiano estava se juntando à montadora norte-americana Chrysler, em um negócio que visa aumentar as vendas da montadora europeia.

Pois esse “namoro” já não vinha de hoje, já que havia alguns anos que as duas montadoras estavam em conversação e também já vinham desenvolvendo alguns modelos em parceria.

Um desses modelos é o Fiat Freemont, um SUV que tem como base a plataforma do Dodge Journey. Esse modelo foi lançado em 2007 com grande sucesso e aceitação por parte do público.

No aguardado Salão de Genebra, na Suíça, a Fiat informou que pretende mostrar uma versão mais aventureira de seu SUV, o Fiat Freemont Cross. O evento acontecerá entre os dias 6 e 16 de março.

Fiat Freemont Cross

O comunicado chega após a própria Fiat ter anunciado que outro veículo da marca também ganhará uma versão aventureira, o Panda Cross, que será mostrada no mesmo evento na Suíça.

E esse anúncio também mostra que a montadora italiana está cada vez mais conectada com a sua nova parceira, a norte-americana Chrysler, que anunciou há bem pouco tempo uma versão aventureira para o seu Journey.

As principais diferenças entre o Fiat Freemont Cross e o modelo tradicional fica por conta do visual, que é cheio de detalhes que tornam o modelo mais parecido com um off-road, com especial destaque para as rodas com aro 19 polegadas desenhadas exclusivamente para essa versão.

A grade frontal, os faróis e as lanternas com acabamento preto são outros diferenciais externos que tornam o Fiat Freemont Cross mais esportivo e mais agressivo do que o modelo tradicional do SUV. O conjunto fica completo com a adição de saias laterais.

Fiat Freemont Cross 2014

A ideia da Fiat é lançar essa versão mais aventureira de seu SUV para o mercado europeu ainda em março próximo, para posteriormente seguir também para o mercado dos Estados Unidos.

A motorização do Fiat Freemont Cross passa a ser a seguinte: motor 2.0 Multijet diesel. Há duas versões, sendo que a primeira apresenta uma potência de 140 cavalos e a segunda uma potência de 170 cavalos.

Com essa alteração, os motores antigos, que eram fornecidos pela divisão norte-americana acabam saindo de cena, deixando o novo Fiat Freemont Cross menos potente e com isso, menos “nervoso” do que a versão anterior do SUV da montadora italiana.

A transmissão do Fiat Freemont Cross varia de acordo com o nível de potência da versão, sendo a menos potente atrelada a um câmbio manual de seis velocidades, e a versão mais potente atrelada a um câmbio manual também de seis velocidades ou a um câmbio automático com seis velocidades.