Um dos modelos mais bem sucedidos da montadora italiana Fiat, o Panda teve sua primeira geração lançada no ano de 1980. E desde então, sua trajetória de sucesso o fez se tornar um dos modelos mais icônicos da marca em toda a sua história.

A segunda geração do Fiat Panda foi lançada em 2003, e fez tanto sucesso junto ao público e também junto à imprensa especializada que recebeu o importante título de “carro europeu do ano” em 2004.

Pois para consolidar ainda mais todo o sucesso do novo Panda, que vende cada vez mais na Europa, a Fiat anunciou uma versão do modelo mais aventureira. Ela atende pelo nome de Fiat Panda Cross 2014.

Fiat Panda Cross 2014

O modelo, segundo a montadora italiana, será mostrado oficialmente para o mundo todo durante o aguardado Salão de Genebra, na Suíça, que irá acontecer entre os dias 6 e 16 de março desse ano.

A ideia da Fiat é fazer com que essa versão mais aventureira do Panda concorra diretamente com outros modelos de montadoras rivais que seguem a mesma linha de veículo off-road.

Diferentemente das versões aventureiras da montadora feitas para o mercado brasileiro, que atendem pelo nome de Adventure, que não possuem tração nas quatro rodas, o Fiat Panda Cross 2014 chegará aos consumidores europeus equipado com tração 4x4.

Outro diferencial em relação aos modelos similares que a montadora italiana comercializa no mercado brasileiro é que o Fiat Panda Cross 2014 terá um sistema eletrônico que controlará a distribuição da tração 4x4 do veículo. Desse modo, a força é transferida, tanto para as rodas dianteiras quanto para as rodas traseiras de acordo com as necessidades de cada situação.

Fiat Panda Cross 2014

Visualmente falando, o Fiat Panda Cross 2014 traz alguns diferenciais importantes, como as rodas de liga leve com aro 15", além de desenho diferenciado para os para-choques, bem como outros detalhes que realçam que esse modelo é um off-road.

Internamente, o Fiat Panda Cross 2014 apresenta um belo acabamento interno todo em couro, bem como vários outros detalhes que o diferenciam da versão “normal” do veículo.

A Fiat informou que o Panda em sua versão off-road também ficou mais potente do que a versão “normal”. E isso se deve ao motor 1.3 MultiJet II movido a diesel, que agora proporciona uma potência de 80 cavalos para o veículo.

Há ainda uma versão com motor turbinado que alcança uma potência de 90 cavalos. O câmbio do Fiat Panda Cross 2014 é manual com seis velocidades, para a versão movida à gasolina.