Na última semana a Ford anunciou a chegada de um novo motor para a sua família de motores ECOBlue. A novidade foi anunciada na Europa e promete agradar quem já gosta da família de motores da Ford.

Ficou curioso para saber mais? Continue lendo e confira mais detalhes sobre o novo propulsor.

O novo motor ECOBlue da Ford

Ford anuncia motor EcoBlue a diesel na Europa

O novo motor anunciado em terras europeias vai ser o mais novo integrante da já conhecida família ECOBlue da Ford. A novidade deve ser um propulsor turbodiesel 2.0 litros de quatro cilindros.

O lançamento vai ser oferecido em três versões que contam com potências variadas. São elas uma versão com 106 cv, outra com 132 cv e uma última opção de 172 cv. O torque também não foi deixado de lado e, segundo informações divulgadas pela própria Ford, a novidade é capaz de entregar até 20% a mais de torque – a 1.250 rpm – do que o que entregava o seu motor antecessor.

O novo motor vai chegar para integrar – e deve ser lançado em breve – na linha das vans Transit e Transit Custom, chegando para substituir o antigo – que hoje equipa as linhas das vans mencionadas – 2.2 litros TDCi movido a diesel.

Mais do que um aumento de torque e potência, o novo motor ganhou alguns outros ajustes bastante interessantes e que vão refletir consideravelmente na qualidade de direção do veículo, agradando o consumidor.

O novo motor também ganhou, mais do que mais torque e potência, uma redução em seu ruído de quatro decibéis, quando o carro está em marcha lenta. Além disso, o novo motor ECOBlue também tem algumas outras vantagens em relação ao atual TDCi, como o seu peso. A novidade é de 10 a 15 quilos mais leve do que o seu propulsor antecessor.

Ford anuncia motor EcoBlue a diesel na Europa

Entre outras características do novo motor ECOBlue, está um bloco que emite super baixas emissões de poluentes – característica cada vez mais procurada pelos consumidores – que estão de acordo com as normas do Euro 6.

Isso acontece graças a novos e sofisticados processos de pós-tratamento para gases de escape que fazem parte do novo motor. Para se ter uma ideia, a emissão de poluentes foi melhorada em mais de 10%, com um consumo de combustível até 13% menor quando comparado ao seu motor antecessor, o TDCi.

Desenvolvido pelas equipes de engenharia da Ford da Alemanha em conjunto com a do Reino Unido, a novidade tem tudo para ser um sucesso de público e em breve vai ganhar uma versão para equipar os veículos comuns – de passeio – da marca, substituindo os motores que hoje vemos equipando os veículos da montadora.

Uma proposta promissora.