A Ford apresentou oficialmente para o seu público brasileiro a sua 1ª picape elétrica, a F-150 Lightning. Por enquanto ainda não se trata de um lançamento comercial, uma vez que a montador a ainda não indicou uma data para início das vendas por aqui, mas participantes de um evento em São Paulo tiveram a chance de conferir o veículo de perto.

Ford apresenta F-150 Lightning, sua 1ª picape elétrica no Brasil

O modelo é considerado como um dos grandes lançamentos da Ford para o mercado dos Estados Unidos, se tornando a picape elétrica mais vendida daquele país no ano passado.

De uma forma geral, o design do veículo acabou mantendo praticamente as mesmas linhas do modelo de mesmo ano à combustão. Mas por dentro o carro ganha algumas novidades interessantes, começando pela presença de um novo quadro de instrumentos totalmente digital e configurável com tela de 12,0”.

Nas variantes Lariat e Platinum, a F-150 Lightning contará com o sistema multimídia SYNC 4A, com uma enorme tela sensível ao toque de 15,5" e recursos como navegação conectada à nuvem, controle de voz ou integração com o Amazon Alexa.

Ford apresenta F-150 Lightning, sua 1ª picape elétrica no Brasil

O carro conta ainda com alguns outros sistemas muito interessantes, começando pela presença de uma sistema Pro Power Onboard. A Ford afirma que ele permite que o carro se transforme praticamente em uma central elétrica, permitindo que as pessoas conectem outros dispositivos para que eles possam ter suas bateiras alimentadas.

São quatro versões que atualmente são oferecidas no mercado norte-americano. A F-150 Lightning Pro é a opção de entrada, que oferece uma bateria de 98 kWh e uma autonomia de 370 km, de acordo com o ciclo EPA.

As versões F-150 Lightning XLT e Lariat também contam com uma bateria de 98 kWh, mas permitem que os clientes façam um upgrade para uma bateria de 131 kWh. Com isso, a autonomia do carro pode chegar a 483 km.

Já a versão amis cara é a F-150 Lightning Platinum, que já chega com a bateria de 131 kWh de linha. Mas o modelo conta com alguns diferenciais, incluindo rodas de 22 polegadas e outros equipamentos exclusivos, sua autonomia é ligeiramente menor, atingindo 451 km (ciclo EPA).