A Ford deverá fazer um grande lançamento ainda no final de 2012 ou no início de 2013 e que promete dar uma sacudida no segmento dos utilitários esportivos aqui no Brasil. Mas a montadora ainda faz muitos mistérios ao redor deste carro, já que nada foi mencionado nos últimos eventos automotivos, nem no Salão de Paris e tão pouco no Salão do Automóvel de São Paulo. As poucas informações que sabemos sobre este carro é que ele deverá ser chamado de Everest, e será um veículo diretamente derivado da nova Ford Ranger.

Ford Everest 2013

Como a Ford ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto, grande parte das informações que estão circulando relacionadas a este carro são largadas na imprensa por algumas fontes próximas da montadora mas que não se identificam. Uma destas informações que circula com bastante força é que o veículo terá a mesma linha de motores da Ranger. Portanto, para o lançamento do Everest a montadora vai se preocupar com algumas modificações no design interno e externo, bem como no espaço para os passageiros, um dos itens fundamentais para carros deste segmento.

Motor sem novidades

Ford Everest

Se estas informações realmente estiverem corretas, a Ford Everest que deverá chegar no mercado brasileiro deverá ter uma versão de entrada com motor 2.5 Duratec Flex de até 173 cv com etanol e opção de transmissão manual de cinco e seis marchas. Caso a Ford também decida lançar no mercado nacional outras configurações da Everest, elapoderá ter um modelo mais caro, o top de linha, que o novo motor 3.5 a diesel e cambio automático de seis marchas. Mas tudo isso ainda não tem uma data definida de lançamento, mas diversas fontes relacionadas ao mercado dizem que o carro deverá realmente ser lançado entre os meses de dezembro deste ano e até fevereiro de 2013.

Outra informação que ainda não teria sido confirmada oficialmente pela montadora mas que circula fortemente nos bastidores do setor é que este carro que será lançado aqui no Brasil terá fabricação aqui na América Latina. Mas a Ford não vai trazer a Everest para ser montada aqui no Brasil, e sim nos nossos vizinhos argentinos. A Everest deverá se feito em General Pacheco, no mesmo local onde já é montada a nova Ranger, que já está sendo vendida aqui no Brasil desde agosto deste ano.

Ford Everest 7 lugares

A Everest que vai ser lançada aqui no Brasil não é exatamente uma novidade no mercado nacional, já que a Ford já fabrica e vende para o mercado asiático um SUV de sete lugares que também é baseado na Ford Ranger e lá este carro já recebeu o nome de Everest. O veículo que deverá ser fabricado na Argentina e ser vendido no mercadonacional vai ser muito parecido com a Everest asiática, incluindo os sete lugares. Aqui no Brasil o carro enfrentará alguns concorrentes de peso, mas pretende enfrentar os outros carros do segmento de frente, justamente por usar uma série de características da Ranger, que é um dos carros mais vendidos em seu segmento no Brasil.

Em termos de design, que ainda é mantido em segredo, de acordo com algumas imagens que foram vazadas na internet, o design do veículo até a porta dianteira não muda praticamente nada em relação a Nova Ranger que já pode ser comparada aqui no Brasil (mas é claro que alguns detalhes da parte da frente terão algumas mudanças, como a grade frontal que deverá ter o nome Everest). Mas da porta dianteira para trás o carro ganha alguns contornos diferenciados especialmente por causa do seu entre-eixos.