A picape Ford Ranger é um dos maiores sucessos da montadora norte-americana no segmento de picapes médias tanto no mercado interno quanto no mercado externo. Prova disso é que a montadora pretende lançar em breve uma versão da Ranger em formato SUV. Essa versão se chamará Ford Everest, e já foi flagrada em testes na neve em algum lugar dos Estados Unidos.
A ideia da montadora norte-americana é lançar essa nova versão da Ranger ainda nesse ano, já no inicio do segundo semestre, ao menos para o mercado dos Estados Unidos.
A Ford Everest, mesmo circulando com as já tradicionais camuflagens que visam confundir os observadores e dificultar a visualização de suas linhas, mostrou grandes semelhanças com a Ford Ranger, de quem será um derivado.
Ele apresentou linhas muito parecidas com as da Ranger, mostrando que será um SUV médio para grande com desenho conservador mas limpo.
A ideia da Ford é tornar a Everest um modelo global, para que desse modo, a sua produção seja a mais barata possível, fazendo apenas pequenas alterações para atender às exigências do mercado e da legislação local.
O modelo tem previsão, como já dito aqui, de lançamento para o inicio do segundo semestre desse ano, e há também previsão de chegada para o mercado brasileiro. O modelo seria produzido na Argentina e viria para cá por meio de importação.
Se de fato isso se confirmar, com a chegada da Ford Everest ao mercado brasileiro, a montadora norte-americana irá retomar um segmento que estava esquecido por ela em terras tupiniquins.
Com isso, a montadora pretende rivalizar dentro do mercado brasileiro com modelos como a Chevrolet TrailBlazer e também com o Toyota SW4, que atualmente dominam o segmento por aqui.
Segundo informações da própria Ford, o SUV da montadora norte-americana trará muitas outras semelhanças com a Ranger, como por exemplo, a motorização, que será a seguinte: Duratec 2.5 16 válvulas Flex e Puma TDCi 3.2 20 válvulas movido a diesel e que tem potência de 200 cavalos.
A Ford poderá colocar à disposição apenas de consumidores frotistas, uma versão com motorização diferenciada, que será o 2.2 TDCi, que possui melhor desempenho em relação à economia de combustível.
Com a ressurreição do conceito de SUV para o mercado brasileiro, a Ford volta a um segmento que estava praticamente abandonado por ela por aqui há muitos anos, desde que ela parou de importar o Explorer.