Foram divulgas as primeiras imagens oficiais do novo Ford Explorer EV, modelo que será o primeiro carro elétrico construído pela marca sobre a plataforma MEB, da Volkswagen. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o carro deve ter suas vendas iniciadas até o final deste ano no mercado europeu. Por lá, o carro deve ganhar duas versões de acabamento.

Ford Explorer EV ganha primeiras imagens oficiais

Este é um carro que não tem previsão de lançamento global, uma vez que ele foi criado pensando justamente nas necessidades do consumidor europeu. Além de ser o primeiro carro da Ford utilizando a plataforma da VW, este também será o primeiro veículo elétrico de passageiros da marca produzido na Europa, mais precisamente na Alemanha, onde está a nova fábrica de veículos elétricos da Ford.

De acordo com os números oficiais que foram divulgados pela montadora em relação a estrutura física do carro, ele mede 4,5 metros de comprimento e conta com capacidade para até 5 ocupantes. Em termos de design, chama a atenção por linhas mais robustas, com faróis interligados por um elemento com pintura brilhante, grade lisa que abriga o logotipo logo abaixo e para-choques com poucos detalhes.

Ford Explorer EV ganha primeiras imagens oficiais

Por dentro, o carro conta com uma tela central Ford Sync Move de 15" na posição vertical que pode ser suavemente levantada e abaixada. O quadro de instrumentos digital flutuante tem 5" e inclui dados de condução, níveis de carga da bateria e status de assistência ao motorista.

Dentre os itens que devem ser lançados com o carro estão acesso sem chave, controle climático de duas zonas, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, bancos dianteiros totalmente novos com encostos de cabeça integrados, iluminação ambiente de 10 cores, console central sob o apoio de braço, compartimento para dois smartphones com carregador sem fio sob a tela central, porta-copos removíveis, uma área de armazenamento inferior, dentre outros.

Ford Explorer EV ganha primeiras imagens oficiais

Sobre as especificações mecânicas, a Ford ainda faz segredo, afirmando apenas que o carro terá opções de tração traseira e nas quatro rodas.