No começo do ano sempre é o momento de fazer um exercício de futurologia para tentar adiantar quais serão as novidades de determinados segmentos no decorrer dos próximos 12 meses. Mas geralmente estes levantamentos são realizados com base nas informações que as empresas responsáveis pelos lançamentos divulgam durante o ano anterior. Mas de vez em quando, em determinados setores, algumas informações acabam surgindo de forma inesperada e que ajudam a ter um panorama do que será lançado. Foi o que aconteceu no segmento automotivo este ano, com a divulgação de algumas informações aparecendo na tabela do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.

Ford New Fiesta e Nissan Altima

Não se sabe se as informações estavam nesta lista propositadamente ou se a lista acabou sendo vazada sem querer, mas o fato é que nestas tabelas divulgadas estavam diversas informações relacionadas ao lançamento de novos modelos de carros e também suas versões que passarão a ser oferecidas aqui no País. E uma das novidades mais aguardadas para este ano acabou surgindo nesta lista. O New Fiesta, que será lançado completamente reestilizado aqui no Brasil.

Produção nacional

Já se sabia que o carro não teria mais produção no México e passaria a ser feito aqui no Brasil a partir deste novo modelo, mas ainda não havia confirmação de algumas informações relacionadas ao motor e também as versões que serão lançadas do carro por aqui. Mas de acordo com as informações que forma divulgadas nas tabelas do inmetro, o New Fiesta reestilizado vai estrear com um motor 1.5 de 16V. As informações relacionadas a potência geral do propulsor não consta na lista. Mas o instituto responsável pelo controle de qualidade divulgou o consumo do carro, que será de 8,7 km/l com etanol e de 12,5 km/l. Este consumo garante ao carro uma nota B tanto na classificação da categoria quanto na classificação geral.

O Inmetro entrega também que o Fiesta Hatch que será vendido via perder o New do nome e será vendido nas configurações S e SE com o propulsor 1.5. Além dele, haverá o 1.6 16V, que poderá ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de dupla embreagem, de seis. Em ambos os casos a montadora também vai lançar as versões SE e também as versões Titanium. O consumo médio do carro com a transmissão Manuel será de 9,0 km/l e 13,1 km/l (etanol e gasolina, respectivamente). Enquanto, com a automática ficará em 8,9 km/l e 12,6 km/l.

O Fiesta Sedan será vendido sem a opção com motor menor, sendo que de acordo com as informações que foram divulgadas, no Brasil serão vendidos somente as versões 1.6 16V (Sigma). Não foram divulgados dados relacionados ao Focus, que está sendo previsto como lançamento para o final deste ano com uma combinação inédita de motor e câmbio mas que ainda não foi divulgado.

Lançamentos da Nissan

Além da família Fiesta da Ford, outra montadora também acabou tendo informações de seus lançamentos de 2013 divulgados. A Nissan confirmou durante a última edição do Salão do Automóvel de São Paulo a vinda do modelo Altima para o país.

Mas durante este lançamento a montadora não deixou claro qual seria a motorização do veículo, já que as informações que circulavam davam conta de que poderia ser 2.5, de 182 cv, ou a 3.5 V6, de 270 cv.  Mas com a divulgação destas informações do Inmetro, este mistério acabou sendo resolvido talvez antes do que a marca realmente gostaria. O sedan que será lançado aqui no Brasil vai ser equipado com um motor menor, e será oferecido também em quatro versões que estão confirmadas pela: 25SV, 25SL, 25SE e Unique, sempre com câmbio CVT. Considerando o desempenho urbano e rodoviário, o Altima registrou consumo médio de 11,6 km/l.

Outros lançamentos

Além destes dois carros, outros lançamentos que estão sendo aguardados para este ano apareceram na lista divulgado do Inmetro, como algumas mudanças que foram lançadas na família Civic. A versão que chegará aos consumidores brasileiros este ano estará equipada com câmbio manual de seis marchas, e a versão 2.0 será lançada com o câmbio automático. Podemos perceber de acordo com as informações da tabela que o sistema com uma marcha a mais vai melhorar o consumo do sedan de um modo geral. Nas cidades a perspectiva é que ele consuma 7,4 Km/l com etanol e com gasolina a média sobe para 10,7 Km/l.

Outro lançamento que acabou aparecendo na lista que foi divulgada pela Inmetro foi o Citroën DS4. De acordo com as informações que ali constavam, o carro está confirmado como lançamento em uma versão única, com o motor 1.6 THP e também será lançado com câmbio automático de seis marchas.